Sousa, Manoel Matusalém, orient.Lima, Clodoaldo José de2012-06-062012-06-062011http://hdl.handle.net/10437/2703Orientação: Manoel Matusalém Sousa ; co-orientação: António TeodoroEsta pesquisa analisa as políticas públicas para a educação básica no município de Princesa Isabel/PB e tem como objeto de investigação a análise das políticas implementadas no período de 2000 a 2008, cujo tema central se refere à tensão dialética entre gestores e professores no fenômeno da educação político-prática municipal. A pesquisa em seu contexto evoca uma leitura reflexiva das matizes que integram a construção do processo educacional, partindo-se da concepção de Estado, de sociedade e de política como direito público subjetivo garantido pela Constituição Federal de 1988, até a identificação das ações políticas efetivamente implementadas pelo município no recorte temporal citado. O problema constitutivo emerge na seguinte forma expressiva: a política pública e a educação em Princesa Isabel formaram uma unidade dual do processo educativo entre 2000-2008? Tendo em vista ter sido dado prioridade à construção e implementação do eixo político-pedagógico, o método dialético aparece em todo o texto, mais explicitamente na dialética de leitura, quando se promove a leitura dos instrumentos de recolha de dados onde se faz uma análise criteriosa da tensão dialética constatada entre os opostos, pela mediação dos indicadores de leitura subordinados às categorias estudadas. O primeiro capítulo contextualiza as categorias política pública e educação dentro do espaço epistêmico da sociedade como atividade de conhecimento de poder estatal, a partir de um processo de tomadas de decisões que culmina na escolha das prioridades que vão definir os interesses públicos, de onde emergem os objetos material e formal da pesquisa. O segundo, mapeando o binômio política-educação em Princesa Isabel, identifica as práxis político-pedagógicas efetivamente implantadas no município à luz da leitura dos instrumentos de coleta de dados postos sob o ângulo da tensão histórico-dialética dos opostos em busca da síntese como práxis histórica da construção de um processo educacional democrático e libertador. O terceiro e último, constitui-se no eixo principal da pesquisa, cujos referenciais são extraídos por meio de uma análise criteriosa dos instrumentos utilizados no decorrer do trabalho, onde se trabalhou acerca da complexidade dualista existente entre política e educação e constatou-se que, em face da complexidade dialética verificada pela tensão dos opostos e das relações de influências recíprocas que uns exercem sobre os outros, as ações educativas devem ser trabalhadas de maneira tal que os atores envolvidos no processo mantenham uma estreita e correlata interação, onde o diálogo deve ser o fio condutor dessa construção. Os resultados evidenciam a confirmação do hipotético como tese de que a política pública e a educação em Princesa Isabel não realizaram a unidade político-pedagógica entre os anos 2000 a 2008.This research analyzes the public policies for basic education in the municipality of Princesa Isabel, Paraiba State and the purpose of this investigation is the analysis of policies implemented in the period 2000 to 2008, the central theme of which refers to the dialectical tension between managers and teachers in the phenomenon of municipal educational policy and practice. The research in its context evokes reflective reading of the nuances that make up the construction of the educational process, starting from the conception of the State, society and politics as a subjective public right guaranteed by the Federal Constitution of 1988, to the identification of policy actions effectively implemented by the municipality in the time frame mentioned previously. The problem arises in the following constitutive expressive form: public policy and education at Princesa Isabel formed a dual unity of the educational process between 2000-2008. In order for it to have been given priority in the construction and implementation of pedagogical-political axis, the dialectical method appeared throughout the text, most explicitly in the dialectics of reading, when promoting reading of the data collection instruments by critical analysis the dialectical tension of opposites was found, through the mediation of the indicators read subject to the categories studied. The first chapter contextualizes the categories of public policy and education within the area of epistemic activity of society as knowledge of state power, from a decision-making process that culminates in the choice of priorities that will define the public interest, from which emerge the objects of material and formal research. The second, maps the binomial education policy in Princesa Isabel, identifies the political-pedagogical praxis effectively implemented in the municipality in light of reading the data collected from the viewpoint of the historical and dialectical tension of opposites in search of synthesis such as the historical praxis of the construction of a democratic and liberating educational process. The third and last, constitutes the main axis of the research, whose frames of reference are extracted through critical analysis of the instruments used in this work, which concerned the complexity of the dual existence of politics and education and found that, in view of the complex dialectics, verified by the tension of opposites and the relationship of reciprocal influences they exert on each other, educational activities should be worked in such a way that those involved maintain close and correlated interaction, where the dialogue should be the guiding principle of this construction. The results evidence confirmation of the hypothetical theory that public policy and education at Princesa Isabel did not undergo politico-educational unity in the years 2000 to 2008.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPOLÍTICA PÚBLICAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOENSINO BÁSICOEDUCATIONPUBLIC POLICYPRIMARY EDUCATIONBRASILBRAZILPolítica pública e educação em Princesa Isabel/pb : tensão dos opostos entre 2000-2008masterThesis