Gigante, Cláudia Maria dos Santos2024-12-182024-12-182023http://hdl.handle.net/10437/14889O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e no Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Henriques Nogueira, numa turma de 10º ano de Desenho A e numa turma de 12º de Oficina de Artes. Esta reflexão versa sobre a influência que duas Unidades Didáticas assentes no tema da Metamorfose tiveram no desenvolvimento da Criatividade, considerando o processo de ensino/aprendizagem do Desenho em dois anos de escolaridade diferentes. Dedicadas à agilização do pensamento critico e criativo, todas as aulas dos projetos elaborados ao longo das Unidades Didáticas (UD), efetuaram-se com o intuito de estimular aptidões criativas de fluidez, de flexibilidade, de originalidade e de elaboração, de modo a facilitar cada fase de conceptualização e realização dos trabalhos dos alunos segundo o projeto proposto, do principio ao fim. Para esta evolução, escolheram-se estratégias de ensino que tiveram em conta a aproximação ao mundo as artes, o contacto com algumas obras de maior importância, através de apresentações em sala de aula, o contacto com novos materiais e suportes para as produções plásticas, visitas de estudo, realização de exposições e o incentivo à reflexão, individual e em grupo, sobre o processo de elaboração dos projetos, assim como apresentação dos trabalhos por parte dos alunos. Este estudo procura assim responder à pergunta de partida: “Pode o conceito de Metamorfose ser tomado como referencial para desenvolver e estimular a criatividade dos alunos em projetos de Desenho?”, e tem como objetivos demonstrar que o conceito de Metamorfose pode ser um referente facilitador da criatividade no Desenho, por oferecer um exemplo de processo – a variação e especulação formal e também que pode ser um referente facilitador da criatividade no Desenho, por constituir uma metáfora – a permanente transformação, tomando novas qualidades. Palavras-Chave: Ensino das Artes, Metamorfose, Criatividade, SustentabilidadeThe present report, prepared within the scope of the Master's in Visual Arts Teaching in the 3rd cycle and Secondary Education, pertains to the supervised teaching practice carried out at Henriques Nogueira Secondary School, in a 10th-grade Drawing A class, and a 12thgrade Arts Workshop class. This reflection focuses on the influence that two Didactic Units centered around the theme of Metamorphosis had on the development of Creativity, considering the teaching/learning process of Drawing in two different school years. Dedicated to fostering critical and creative thinking, all classes within the projects developed during the Didactic Units (DUs) aimed to stimulate creative abilities such as fluency, flexibility, originality, and elaboration, with the purpose of facilitating each phase of conceptualization and execution of students' work according to the proposed project, from start to finish. For this evolution, teaching strategies were chosen that took into account the approach to the world of the arts, exposure to some significant works through classroom presentations, contact with new materials and supports for plastic productions, field trips, organization of exhibitions, and encouragement of reflection, both individually and in groups, on the project development process, as well as the presentation of students' works. This study seeks to answer the initial question: 'Can the concept of Metamorphosis be taken as a reference to develop and stimulate students' creativity in Drawing?' Its objectives are to demonstrate that the concept of Metamorphosis can be a facilitating reference for creativity in Drawing by providing an example of a process—formal variation and speculation—and that it can also be a facilitating reference for creativity in Drawing by constituting a metaphor— permanent transformation, acquiring new qualities. Keywords: Arts Teaching, Metamorphosis, Creativity, Sustainabilityapplication/pdfporopenAccessVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONINTERNSHIP REPORTSCREATIVITYSUSTAINABILITYMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALRELATÓRIOS DE ESTÁGIOCRIATIVIDADESUSTENTABILIDADEMestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e SecundárioMetamorfose : referencial para a criatividade duas experiências no ensino do desenho ao 10º e 12º anos de escolaridademasterThesis203559894