Saorin, Jesús Molina2009Saorin , J M 2009 , ' Serão realmente especiais as necessidades educativas dos alunos e alunas? A intencionalidade do discurso. ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoAtravés deste trabalho de investigação, oferecemos alguns contributos teóricos e práticos sobre a nossa consideração a respeito das necessidades educativas mal denominadas “especiais”, realizando uma contextualização sobre a situação educativa actual, centrando o atendimento na realidade educativa e oferecendo uma descrição dos diferentes aspectos que intervêm na denominada escola compreensiva.In this essay, we will offer some brief details about the educational needs, specially badly so called “special”. After these considerations, we will go through the actual situation, focusing our work on the education reality. At this point we will describe the different aspects that take part in the comprehensive school.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALDIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONLEARNING DISABILITIESSerão realmente especiais as necessidades educativas dos alunos e alunas? A intencionalidade do discurso.article