Jesuíno, Jorge Correia, orient.Cristovão, Tiago Filipe Fernandes2017-01-122017-01-122016http://hdl.handle.net/10437/7605Orientação: Jorge Correia JesuínoA Internet e as novas tecnologias da informação influenciam como falamos, trabalhamos e vivemos. O impacto destas tecnologias influenciou indivíduos, organizações, a sociedade em geral. Os jornais e os jornalistas também foram afetados. Estas novas ferramentas da comunicação encontram a sua base na constante globalização e interligação da sociedade. Paralelamente a este desenvolvimento, a cultura organizacional também evoluiu. É vista como uma ferramenta para líderes, para identificar a cultura e influenciá-la. Também as teorias organizacionais evoluíram. Cada organização tem o seu conjunto de valores e normas. A cultura pode ser vista como “a forma como fazemos as coisas aqui”: que desafios um determinado número de pessoas enfrentou, como resolveram os problemas e que ferramentas utilizaram. Os jornais enfrentaram também um conjunto de desafios: restrições do mercado, queda de receitas, menos pessoal. O público pode agora interagir diretamente com os jornalistas através das redes sociais ou outras plataformas: algumas criadas pelos jornais, como as caixas de comentário. Este trabalho resulta desta intersecção: público, novos media, jornalismo e cultura organizacional. Será que os jornais possuem uma cultura organizacional definida? Será que essa cultura organizacional influencia a forma como os jornais e os jornalistas fazem a moderação das suas caixas de comentários?The Internet and the new informational tools influence how we talk, work and live. The impact of this technology has reached individuals, organizations, society in general. Newspapers and journalists have also been effected. These new tools of communication have their foundations set on the constant globalization and inter-connection of society. Alongside this development, organizational culture has also evolved. It is seen as a tool for leaders, to identify culture and influence it. Even organizational theory has evolved. Every organization has its sets of values and norms. Culture can be seen as “the way we do things around here”: what challenges has a determined set of people faced, how have they solved those problems and what tools did they use. Newspapers have faced a number of challenges: market restrictions, decrease in revenue, tighter staff. The public can now interact directly with journalists via social media and other platforms: some of those created by newspapers, like the comment boxes. This work is the result of this intersection: public, new media, journalism and organizational culture. Can we find such a culture in a newspaper? Does a determined organizational culture influence the way newspapers and journalists moderate their comment boxes?application/pdfporopenAccessMESTRADO EM COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕESCOMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALCULTURA ORGANIZACIONALCOMUNICAÇÃO EM REDEJORNALISMONOVOS MEDIACOMMUNICATIONORGANIZATIONAL COMMUNICATIONORGANIZATIONAL CULTURENETWORK COMMUNICATIONJOURNALISMNEW MEDIACultura organizacional: influência da cultura organizacional na moderação dos comentários em websites de jornais diáriosmasterThesis201540924