Gil, Inês, orient.Tebet, Patrícia Mendonça2022-12-222022-12-222022http://hdl.handle.net/10437/13342Orientação: Inês Godinho Mendes Viveiros GilEste trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de narrativas autobiográficas com foco no cinema e no cinema de animação, no intuito de contextualizar e refletir sobre a realização do filme curta-metragem autobiográfico em animação 'A Partir Desse Instante', desenvolvido a partir de registros sonoros e filmes familiares. A partir de estudos sobre a inconsistência da memória e de pesquisas sobre a influência e impacto de imagens fotográficas assim como filmes familiares na re-significação e no resgate de lembranças de histórias pessoais e coletivas, essa investigação também consiste de uma pesquisa sobre a autobiografia, o documentário autobiográfico, suas múltiplas formas e possibilidades e de uma análise dos limites narrativos destes, que transitam entre a noção de realidade dos arquivos e a autoficção. Esse estudo também visa aprofundar as subjetividades da auto-expressão, da auto-imagem e seus desdobramentos contemporâneos, assim como apontar a singularidade das representações das narrativas em animação. Baseada em uma análise de referências de filmes e de animações autobiográficas já produzidas, busco relacionar e perceber os espaços de inserção do meu projeto e filme, a partir do cruzamento de conhecimentos teóricos e práticos utilizados na elaboração e na compreensão do resultado do trabalho.This work aims to investigate the elaboration of autobiographical narratives focusing on cinema and animation cinema, in order to contextualize and reflect on the making of the autobiographical animated short film 'A Partir Desse Instante', developed from records sound and family movies. Based on studies on the inconsistency of memory and research on the influence and impact of photographic images as well as family films on the re-signification and rescue of memories of personal and collective histories, this investigation also consists of a research on autobiography, the autobiographical documentary, its multiple forms and possibilities and an analysis of the narrative limits of these, which transit between the notion of reality of archives and auto-fiction. This study also aims to deepen the subjectivities of self-expression, self-image and its contemporary developments, as well as to point out the singularity of representations of narratives in animation. Based on an analysis of references from films and autobiographical animations already produced, I seek to relate and understand the spaces of insertion of my project and film, from the intersection of theoretical and practical knowledge used in the elaboration and understanding of the result of the work.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ARTES DA ANIMAÇÃOANIMAÇÃOMEMÓRIACINEMAAUTOBIOGRAFIASMEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICAANIMATIONMEMORYCINEMAAUTOBIOGRAPHIESAUTOBIOGRAPHICAL MEMORYMemórias, filmes de família e a animação na construção de histórias autobiográficasmasterThesis203110641