Santos, Nilza Henriques dos, orient.Rodrigues, Anabela da Graça2014-09-192014-09-192014http://hdl.handle.net/10437/5535Orientação: Nilza Henriques dos SantosExiste uma clara associação entre “formação” e “qualidade”, uma relação de interdependência que atribui à formação um caminho para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, da vida dos cidadãos. A formação de professores deve responder às necessidades, expectativas e interesses dos docentes como pessoas e como profissionais, deve ter em conta o contexto de trabalho e deve fomentar a participação ativa e a reflexão. A nossa questão de partida para este trabalho de projeto: que formação contínua responde às necessidades reais do Professor de Matemática e promove o seu desenvolvimento profissional emergiu do sentimento de insatisfação que face à oferta de formação contínua, na área da Matemática, nomeadamente por parte dos Centros de Formação de Associação de Escolas. Considerou-se pertinente averiguar se existiam no Agrupamento de Escolas ao qual pertenço e noutro Agrupamento de Escolas que pertence ao mesmo CFAE, professores que comunguem da mesma opinião. Assim, decidimos aplicar um questionário aos professores do 2º e 3º ciclos de dois Agrupamentos de Escolas da região de Lisboa. Tendo em conta a análise dos questionários e também a análise das atas dos grupos disciplinares e dos planos de formação do centro de formação, propomos como uma das primeiras ações a implementar, a frequência e a realização de uma ação de formação com o tema: NOVAS METAS CURRICULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO BÁSICO. Com a sua implementação procura-se levar os docentes a refletirem não só sobre os conteúdos programáticos, mas também sobre as estratégias de ensino e metodologias de trabalho que promovam o desenvolvimento do conhecimento matemático nos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um plano de formação que, com o apoio da supervisão, contribua para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática.There is a clear connection between “formation” and “quality”, a bond that gives formation a role towards the improvement of quality of the services and therefore of the citizens’ life. Initial teacher programme should answer the needs, expectations and interests of teachers as individuals and as professionals, it should contemplate the work in context and it should also develop an ative participation and reflection, self-assessment. Our line of work for this project work is: what life-long learning is aimed to answer the real needs of Math teachers, promoting their professional development. This theme came out of teachers’ insatisfaction with regards to the current professional training plan, in the Math area, from the “Centros de Formação de Associação de Escolas”. It was considered important to verify whether there is, in my school or others that belong to the same formation centre, teachers that also share this opinion. So, we decided to apply a questionnaire to teachers from the second and third cycles of the basic education of two schools grouping from the city of Lisbon. According to the data gathered from the questionnaires and also from the minutes of the Math teachers meetings and the plans of the professional training centre, we propose “Novas Metas Curriculares no Ensino da Matemática – Ensino Básico”, as a theme to be developed. With its implementation, we intend to lead teachers to reflect not only in the school curriculum and contents to be taught, but also about the teaching strategies and methodologies of work that promote the development of mathematic knowledge in students. The global aim of this Project is to create a professional training plan that, with the support of Supervision, contributes to the professional development of the Math teacher.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUASUPERVISÃODESENVOLVIMENTO PROFISSIONALEDUCATIONCONTINUING EDUCATIONSUPERVISIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESO papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemáticamasterThesis201276682