Backes, José Licínio2012-03-132012-03-1320101646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1773Revista Lusófona de EducaçãoO texto é resultado da pesquisa docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, “A afirmação da identidade negra pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva”, financiada pela FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar a produção de identidades culturais negras por meio do currículo que circula no Ensino Superior. A compreensão de currículo é inspirada nas teorias pós-críticas, sendo visto como campo de luta e contestação, campo que produz identidades e diferenças no território da cultura. É um campo de disputa, onde algumas identidades são legitimadas,outras não.This paper is a result of a research project related to the Graduate Studies Program in Education of the Dom Bosco Catholic University. The project, “The affi rmation of black identity through access to the university: The Negraeva project” is funded by the FUNDECT/MS. Its goal is to examine the production of black cultural identities through the curriculum that circulates in higher education. The author’s understanding of curriculum is inspired by the postcritical theories that see it as an arena of struggle and challenge, an arena that produces identities and differences in the territory of culture. It is an area of dispute where some identities are legitimized and others are not.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOIDENTIDADE CULTURALETNIASEDUCATIONCULTURAL IDENTITYETHNIC GROUPSCURRÍCULOSCURRICULAENSINO SUPERIORHIGHER EDUCATIONA presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidadesarticle