Sarmento, Eduardo Morais, orient.Henriques, Clara Lísis da Silva2016-04-212016-04-212015http://hdl.handle.net/10437/6940Orientação: Eduardo Manuel Machado de Moraes Sarmento FerreiraNos últimos anos tem-se assistido em Portugal a um fenómeno crescente do running. Vê-se cada vez mais atletas profissionais e não profissionais, a praticar a modalidade nas ruas e assiste-se a uma explosão de aplicações móveis para smartphones que ligam em rede e motivam os atletas. Apesar desta modalidade de atletismo ser historicamente solitária, a evolução da Internet para a Web 2.0. tornou-a numa atividade cada vez mais social e tecnológica com acesso a dados outrora inacessíveis ao atleta amador. O presente trabalho pretende apresentar as características que os autores consideram ser essenciais para o sucesso das aplicações móveis, que aplicações existem e quais as mais usadas em Portugal. Que aplicações existem? O que fazem? Quem as usa? Como interagem com os corredores e entre corredores? Quais as mais usadas? São algumas respostas que se pretendem ser respondidas no final deste trabalho. Na realização do presente trabalho, foi utilizado o método quantitativo questionário online juntamente com a análise visual das aplicações mais usadas. O projeto centra-se no estudo do marketing digital e os principais conceitos abordados são aplicações móveis e a corrida.In the recent years there has been in Portugal a growing phenomenon of running. It is seen increasingly professional and non-professional athletes, practicing on the streets and we are witnessing an explosion of mobile applications for smartphones that connect networking and motivate athletes. Despite this historically solitary sport, the evolution of the Internet for Web 2.0. made it an increasingly social and technological activity with previously inaccessible access to data to amateur athlete. This work intends to present the features that the authors consider to be essential to the success of mobile applications, applications that exist and which are the most used in Portugal. What applications are there? What do they do? Who uses them? How do you interact with the runners and between runners? What are the most used? These are some answers which are to be answered at the end of this work. Carrying out the present study, it was used the online questionnaire quantitative method along with the visual analysis of the most used applications. The project focuses on the study of digital marketing and the main concepts covered are mobile applications and the race.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOCORRIDAAPLICAÇÕES MULTIMÉDIAINTERNETTELEMÓVEISTECNOLOGIAS MÓVEISCOMUNICAÇÕES MÓVEISPORTUGALCOMMUNICATIONRUNNINGMULTIMEDIA APPLICATIONSINTERNETMOBILE PHONESMOBILE TECHNOLOGYMOBILE COMMUNICATIONSPORTUGALAs aplicações móveis utilizadas pelo corredor em PortugalmasterThesis201233266