Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Ywasaki, Luiz Galeote2021-04-122021-04-122020http://hdl.handle.net/10437/11817Orientação: António Augusto Teixeira da CostaDiplomacia econômica e relações internacionais são os temas abordados nesta dissertação, pois em uma economia globalizada as vantagens competitivas duradouras são suportadas por elementos localizados como conhecimento, motivações e relacionamentos estabelecidos em um espaço geográfico ou em uma região aos quais empresas rivais não têm acesso. O objetivo geral é debater o papel da diplomacia econômica brasileira no que concerne ao comércio de produtos do agronegócio nas relações entre Brasil e Japão. Na Metodologia adotou-se a triangulação de três tipos de pesquisa que se complementam em seus objetivos e técnicas: Pesquisa bibliográfica – diversos autores, livros, artigos, relatórios técnicos foram usados; Pesquisa documental – relatórios publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Relações Internacionais e Estudo de Caso Descritivo. Quanto à natureza trata-se de uma pesquisa quali-quanti. Conclui-se que a diplomacia econômica brasileira é uma atividade de competência preponderante do Poder Executivo, tendo o Ministério das Relações Exteriores como o ator central nas decisões políticas e na representação internacional, sendo as demais pastas consideradas atores relevantes. As decisões são tomadas embasadas em um conjunto de atores de variadas instituições e com interesses, nem sempre semelhantes, mas que buscam influir nas posições internacionais. O Ministério das Relações Exteriores deve buscar convergência, sem perder o domínio sobre a decisão final. Com esta estratégia o setor agrícola brasileiro se transformou e impulsionou sua internacionalização e o processo de associação do agronegócio com as instituições foi um dos responsáveis por essa nova visão do setor. Pode-se afirmar que as políticas de comércio exterior adotadas pelo Brasil foram, significativamente, positivas para a maior integração do agronegócio brasileiro aos fluxos de comércio internacional e à economia mundial, em 2015, a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto Brasileiro foi de 21,46%. A renda do agronegócio brasileiro estimada para o ano de 2015 é de R$ 1,212 trilhão, sendo R$ 819,16 bilhões (67,6%) do ramo agrícola e R$ 393,1 bilhões (32,4%) do agrícola. Quanto às exportações agropecuárias para o Japão, em 2014, caíram para US$ 2,57 bilhões em função da redução dos embarques de milho. Outros produtos exportados para Japão: carnes de frango, café, soja em grão e suco de laranja.Economic diplomacy and international relations are the topics addressed in this dissertation, because in a globalized economy the lasting competitive advantages are supported by localized elements such as knowledge, motivations and relationships established in a geographic space or in a region to which rival companies do not have access. The general objective is to discuss the role of Brazilian economic diplomacy in relation to the trade of agribusiness products in the relations between Brazil and Japan. The Methodology adopted the triangulation of three types of research that complement each other in their objectives and techniques: Bibliographic research - various authors, books, articles, technical reports were used; Documentary research - reports published by the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply, Secretariat for International Relations and Descriptive Case Study. As for nature, this is a qualitative-quantitative research. It is concluded that the Brazilian economic diplomacy is an activity of preponderant competence of the Executive Power, having the Ministry of Foreign Affairs as the central actor in the political decisions and in the international representation, being the other folders considered relevant actors. Decisions are taken based on a set of actors from various institutions and interests, not always similar, but who seek to influence international positions. The Foreign Ministry must seek convergence, without losing control over the final decision. With this strategy the Brazilian agricultural sector has transformed and promoted its internationalization and the process of association of agribusiness with the institutions was one of the responsible for this new vision of the sector. It can be stated that the foreign trade policies adopted by Brazil were significantly positive for the greater integration of Brazilian agribusiness into international trade flows and the world economy, in 2015, the share of agribusiness in the Brazilian Gross Domestic Product was 21.46%. The Brazilian agribusiness income estimated for 2015 is R$ 1.212 trillion, of which R$ 819.16 billion (67.6%) in the agricultural sector and R$ 393.1 billion (32.4%) in agriculture. Regarding agricultural exports to Japan in 2014, they fell to US$ 2.57 billion due to reduced shipments of corn. Other products exported to Japan: chicken meats, coffee, soybeans and orange juice.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃOCIÊNCIA POLÍTICAPOLITICAL SCIENCERELAÇÕES INTERNACIONAISINTERNATIONAL RELATIONSPOLÍTICA INTERNACIONALINTERNATIONAL POLICYMARKETING INTERNACIONALINTERNATIONAL MARKETINGDIPLOMACIADIPLOMACYRELAÇÕES ECONÓMICASECONOMIC RELATIONSCOMÉRCIOCOMMERCEBRASILBRAZILJAPÃOJAPANO exercício das políticas externas do Brasil e do Japão : importância da diplomacia econômica no comércio de produtos do agronegócio entre os dois paísesmasterThesis202683753