Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Marques, Lóide Seles2022-07-122022-07-122022http://hdl.handle.net/10437/13001Orientação: Alcina Manuela de Oliveira MartinsO estudo que se apresenta tem por objetivo analisar de que forma as ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), envolvendo a Escola e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), podem originar a mudança de comportamento e a prática de hábitos saudáveis, de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma Escola municipal de Porto Seguro. A pesquisa teve como ponto de partida uma revisão bibliográfica, respeitando o tema selecionado, tendo sido aplicada uma metodologia mista. Na vertente quantitativa, a pesquisa focaliza a aplicação e análise de um inquérito por questionário, a alunos concluentes do Ensino Fundamental. Na vertente qualitativa, foi concretizado e analisado um inquérito por entrevista à Diretora da Escola e à Enfermeira responsável pela ESF. Os resultados comprovam que nem sempre foi realizado um planejamento atempado, nem houve um diálogo construtivo entre os profissionais de Saúde, a Escola e a Família. Contudo, as perceções da Diretora, da Enfermeira e dos alunos convergem, quanto à relevância do PSE na Escola e à importância do trabalho intersetorial, transversal às áreas curriculares. Neste entendimento, conclui-se que as ações desenvolvidas podem contribuir para a mudança de comportamento e a prática de hábitos saudáveis pelos alunos, se forem planificadas em trabalho colaborativo entre os profissionais de Saúde e da Educação, em ligação e diálogo com a Família, num processo de consciencialização individual e coletivo. Por último, é essencial mais investimento na formação de professores, na área da Saúde, para que estes reforcem a sua contribuição nesta área prioritária no Brasil, de grande relevância na mudança para hábitos saudáveis e mais qualidade de vida dos alunos.This study main goal is the analysis of the ways in which the actions taken into effect by the “Program Health in School” (ProgramaSaúdena Escola – PSE), involving the school and the “Strategy of Family Health” (Estratégia de Saúde da Família – ESF), may give origin to behavior change and lead to the adoption of healthy habits by middle school students at a public school in Porto Seguro. The research began with a bibliographical review concerning the subject under study and applied a mixed methods design. In the quantitative aspect, the research focus on the administration and analysis of a questionnaire to students in the last year of middle school. In the qualitative aspect, the researchers interviewed the school principal and the nurse responsible for ESF and then analyzed the data collected. The outcome of the research shows that at times timely planning did not occur, nor did a constructive dialogue between health professionals, the school and the families. Notwithstanding, the principal, the nurse and the students all share the same view as for the relevance of PSE in the school and the importance of group work, in addition to the regular curriculum. Therefore, we come to the conclusion that the actions taken may contribute to behavior change and the adoption of healthy habits by the students if planned to include collaborative work between health and education professionals, as well as the involvement of the families and constant dialogue with them, bringing about individual and collective awareness. Lastly, it is essential to invest more on the qualification of teachers in health education so they may also contribute to such a priority in Brazil and promote new habits and better quality of life among students.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO PARA A SAÚDEENSINO BÁSICOSAÚDE FAMILIAREDUCATIONHEALTH EDUCATIONPRIMARY EDUCATIONFAMILY HEALTHEducação em Saúde : a mudança de hábitos de alunos de uma escola do Ensino Fundamental através do Programa Saúde na EscolamasterThesis203032217