Soriano Díaz, Andrés2011-11-042011-11-0420061646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1443Revista Lusófona de EducaçãoA Pedagogia Social e a Educação Social estão situadas num ponto onde confluem o educativo e o social, e as suas origens e desenvolvimento histórico só podem compreender-se a partir desta perspectiva. Na sua configuração, as necessidades práticas sempre apontaram o caminho da reflexão teórica, o que marcou a identidade da pedagogia social como disciplina científica e da educação social como espaço de intervenção prática. A educação social define- se, não só pelas funções que tradicionalmente têm constituído a sua esfera de competência, como também por aquelas que, em resposta às necessidades derivadas da realidade cambiante, lhe são circunstancialmente atribuídas. Existe, igualmente, uma legitimação e fundamentação da educação social em diversos textos legais, tanto internacionais como de carácter nacional, nos quais se recolhe a filosofia das políticas sociais de cada país. Assim sendo, não há uma forma unívoca de entender a educação social, mas sim diversas concepções de acordo com espaços e momentos. Tudo isto faz com que, ao longo do tempo, não se tenha produzido tanto uma evolução conceptual como diferentes formas de a interpretar.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORPEDAGOGIA SOCIALEDUCAÇÃO SOCIALEDUCATIONHIGHER EDUCATIONSOCIAL PEDAGOGYSOCIAL EDUCATIONUma Aproximação à Pedagogia-Educação Socialarticle