Albino, Jocélia da Silva FerreiraSilva, Maria Manuela Abreu daSilva, Ana Paula Lopes da2015-06-302015-06-3020112182-1534http://hdl.handle.net/10437/6373Este artigo apresenta os resultados de um estudo que incidiu sobre um projeto de supervisão clínica, realizado num ambiente de formação contínua e de trabalho colaborativo entre docentes de vários níveis de ensino. Esse projeto visava simultaneamente promover o domínio das atividades laboratoriais, com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aplicadas ao Ensino Experimental das Ciências e à Educação em Ciência por parte de docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico em exercício, e o desenvolvimento de diversas competências por parte das crianças envolvidas. Os resultados obtidos revelam que o projeto produziu alguns dos efeitos visados.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONENSINO EXPERIMENTALEXPERIMENTAL TEACHINGENSINO DAS CIÊNCIASSCIENCE EDUCATIONRECURSOS EDUCATIVOSEDUCATIONAL RESOURCESTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESSUPERVISÃO PEDAGÓGICAPEDAGOGICAL SUPERVISIONMOODLEENSINO BÁSICO 1º CICLOPRIMARY EDUCATIONENSINO PRÉ-ESCOLARINVESTIGAÇÃO-AÇÃOACTION RESEARCHEARLY YEARS EDUCATIONFORMAÇÃO CONTÍNUACONTINUING EDUCATIONPROFESSORESTEACHERSEnsino experimental das ciências e educação em ciência no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar : um projeto de supervisão pedagógica de atividades laboratoriais e da utilização de Quadros Interativos e Moodlearticle