Gonçalves, Roberta Fagundes2024-12-102024-12-102024http://hdl.handle.net/10437/14838Tendo por referência a vivência profissional da autora no campo da reabilitação de pessoas com deficiência em conjunto com ações museológicas, a presente dissertação propõe uma reflexão sobre o lugar dos museus na sociedade. Com base nos princípios da Sociomuseologia, buscou apontar as interfaces desta com o campo da Acessibilidade Cultural no contexto brasileiro. A fim de demonstrar a relevância de uma articulação que contemple as demandas referentes à implementação das acessibilidades enquanto recursos assistivos, mas que para além disso, possa priorizar o foco na emancipação, participação e representação social de pessoas com deficiência, a partir da experiência museológica. Foram realizadas cinco entrevistas com pessoas cegas e com baixa visão que atuam ou já atuaram profissionalmente junto a museus. A proposta propicia a atenção para essas experiências e levanta questões contemporâneas, como a crítica feminista ao modelo social da deficiência e a proposta de uma teoria aleijada, que insurgem nos estudos pós-coloniais e decoloniais. Tais insurgências resgatam a importância da interdependência nas relações da contemporaneidade. Com efeito, este trabalho destaca os museus enquanto lugares intermitentes e propiciadores de experiências, conexões e possibilidades de ressignificação e transformação, a partir da memória. Palavras-chave: Museus; Sociomuseologia; Acessibilidade Cultural; Deficiência visual; Experiência Museológica.Based on the author's professional experience in the field of rehabilitating people with disabilities in conjunction with museum activities, this dissertation proposes a reflection on the place of museums in society. Based on the principles of Sociomuseology, it seeks to point out its interfaces with the field of Cultural Accessibility in the Brazilian context. In order to demonstrate the relevance of an articulation that takes into account the demands relating to the implementation of accessibility as assistive resources, but which can also prioritize the focus on emancipation, participation and social representation of people with disabilities, based on the museum experience. Five interviews were conducted with blind and low-vision people who work or have worked professionally in museums. The proposal draws attention to these experiences and raises contemporary issues, such as the feminist critique of the social model of disability and the proposal for a crippled theory, which are emerging in post-colonial and decolonial studies. These insurgencies highlight the importance of interdependence in contemporary relationships. In effect, this work highlights museums as intermittent places that provide experiences, connections and possibilities for re-signification and transformations based on memory. Keywords: Museums; Sociomuseology; Cultural Accessibility; Visual Impairment; Museological Experienceapplication/pdfporopenAccessMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYMUSEUMSVISUAL IMPAIRMENTMESTRADO EM SOCIOMUSEOLOGIAMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAMUSEUSDEFICIÊNCIA VISUALMestrado em SociomuseologiaPoéticas do olhar : os museus a partir da experiência de profissionais cegos e com baixa visãomasterThesis203704460