Flecha García, Consuelo2008Flecha García , C 2008 , ' O acesso das mulheres à docência nos Institutos de Ensino Secundário, em Espanha : condições de acesso e características ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoO presente artigo é uma síntese do processo de feminização que afectou o professorado oficial do ensino secundário em Espanha, desde a origem da incorporação das mulheres na docência do bacharelato (1) atribuído pelos institutos na segunda década do século XX, até à generalização da sua presença a partir da Lei Geral de Educação de 1970. Refere as circunstâncias que permitiram e acompanharam a incorporação de mulheres como professoras nos Institutos de ensino secundário. As expectativas de um trabalho profissional qualificado, o desejo e a necessidade de que os seus estudos tivessem uma utilidade pessoal e social, e o reconhecimento de todo o esforço que isso representou, fez com que fosse possível às mulheres ocupar, com rigor e com reconhecimento, um espaço legítimo dentro da profissão docente. Estas conquistas permitiram transformações e deslocamentos simbólicos significativos em períodos e momentos políticos em que não estaria prevista a sua presença em muitos dos lugares que ocupavam profissionalmente.The purpose of this article is the study of the role of teacher association and respective press concerning the production of representations regarding the teacher profession and related identity on the secondary teachers’ school level. These are the questions we will try to answer: Which are believes and values to share? What kind of teacher association is supposed to be achieved? Which are the sketched concerns, claiming and ways of struggle? The main sources for this work are the periodicals of the three major active associations during the republican period that will be the focus of this analysis.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE MULHERESESPANHAHISTÓRIA DE ESPANHAHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOEDUCATIONEDUCATION OF WOMENHISTORY OF SPAINHISTORY OF EDUCATIONSPAINO acesso das mulheres à docência nos Institutos de Ensino Secundário, em Espanha : condições de acesso e característicasarticle