Soeiro, DinaSantos, LinaParreiral, SílviaPatrão, Carla2022Soeiro , D , Santos , L , Parreiral , S & Patrão , C 2022 , ' Letras Prá Vida a esperançar com Paulo Freire ' , Cadernos de Sociomuseologia . https://doi.org/10.36572/csm.2022.vol.63.091646-3714Cadernos de SociomuseologiaO projeto comunitário Letras Prá Vida é desenvolvido, desde 2015, em Portugal, e é coordenado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. No âmbito da sua dimensão de intervenção socioeducativa, dinamiza oficinas de alfabetização, as Letras Prá Vida; para a promoção da literacia digital, as Teclas Prá Vida; e as Músicas Prá Vida, que utilizam a música como instrumento ao serviço da humanização, numa abordagem inclusiva e intergeracional. Estas oficinas contribuem para o desenvolvimento das diversas literacias, o diálogo intergeracional, a igualdade de oportunidades de aprendizagem, o empoderamento, a inclusão social, o combate à solidão e ao isolamento, o envelhecimento ativo, a participação cívica, a cidadania democrática e a educação para a saúde. Acresce a esta dimensão de intervenção, baseada na aprendizagem em serviço, uma dimensão de investigação-ação participativa e crítica, uma dimensão formativa de educação e literacia de adultos e uma comunidade de prática que contribui, através dos amigos críticos do projeto, entre os quais incluimos Paulo Freire. Numa prática libertadora, democrática, assumidamente política, defendemos a educação enquanto bem público para todos(as), a valorização da educação de adultos não formal e da educação de adultos mais velhos como um direito e um investimento. Esta reflexão inacabada sobre como Paulo Freire vive no coração do Letras Prá Vida que aqui apresentamos, é um convite para a ação de esperançar.application/pdfporopenAccessFREIRE, PAULOMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE ADULTOSMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYEDUCATIONADULT EDUCATIONSDG 10 - Reduced InequalitiesSDG 16 - Peace, Justice and Strong InstitutionsLetras Prá Vida a esperançar com Paulo Freirearticlehttps://doi.org/10.36572/csm.2022.vol.63.09