Santos, Maria José Costa dos2018Santos , M J C D 2018 , ' A formação do professor de matemática : metodologia sequência fedathi(sf) ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da metodologia Sequência Fedathi (SF) durante uma formação com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram da formação estudantes de graduação e pós-graduação, professores das redes de ensino municipal e estadual. Para acompanhar os cursistas na plataforma TelEduc e ministrar as oficinas, foram selecionados 5 formadores (mestrandos e doutorandos) do eixo de pesquisa ensino de matemática. Os dados apresentados foram colhidos dos relatos dos cursistas e formadores nos fóruns de discussão, portfólios na plataforma e também a partir das observações durante as oficinas de matemática. Consequentemente almejamos uma formação docente que envolva não só compreensões para o conteúdo, pois discussões sobre currículo e ensino de qualidade são essenciais para o alcance da práxis docente. Com efeito, os professores e formadores consideram que a formação foi importante para o seu crescimento profissional e que a vivência da SF lhes proporcionou pensar a prática a partir de um aprender fazendo. Concluímos que uma formação nos pressupostos da SF conduz a um caminho que leva o pensamento à ação, e, portanto, entendemos que nesse caminhar, a metodologia vivenciada mostrou-se eficiente.This work aims to analyze the contributions of the Fedathi Sequence (SF) methodology during a formation with teachers who teach mathematics in the initial years of elementary school. Undergraduate and postgraduate students, teachers of the municipal and state education networks participated in the training. In order to accompany the trainers on the TelEduc platform and to minister the workshops, 5 trainers (masters and doctoral students) were selected from the mathematics teaching research axis. The data presented were collected from the reports of the trainees and trainers in the discussion forums, portfolios on the platform and also from the observations during the mathematics workshops. Consequently, we aim for a teaching formation that involves not only understanding of the content, because discussions about curriculum and quality teaching are essential for the achievement of teaching practice. Indeed, the teachers and trainers consider that the training was important for their professional growth and that the experience of the SF gave them to think the practice from a learning by doing. We conclude that a formation in the assumptions of SF leads to a path that leads thought to action, and therefore we understand that in this walk, the methodology lived proved to be efficient.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICASEMINÁRIOSPEDAGOGIAMÉTODOS DE INVESTIGAÇÃOEDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGSEMINARSPEDAGOGYRESEARCH METHODSA formação do professor de matemática : metodologia sequência fedathi(sf)article