Costa, Elisabete Pinto daBarandela, Teresa2018-01-112018-01-112011ISSN : 1138-1663http://hdl.handle.net/10437/8434Da necessidade de se encontrarem respostas educativas diferenciadas e adequadas à diversidade de alunos a frequentar a escola, surgem projectos e estratégias inovadoras. A adopção da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar faz emergir novas potencialidades de intervenção socioeducativa, adjudicando novas valências que se podem integrar e articular num projecto mais amplo de melhoria da convivência na escola, à luz do Modelo Integrado proposto por Torrego (2008). Trata-se de iniciativas imbuídas do movimento da melhoria da escola numa das suas vertentes: o clima e cultura escolar. A Aula de Convivência constitui, nesse contexto, mais um passo para o desenvolvimento de iniciativas específicas para a promoção dos relacionamentos interpessoais entre os diferentes actores educativos. Esta medida tem por objectivo converter-se numa resposta construtivista para o encaminhamento de alunos a quem é dada a ordem de saída da sala de aula por situação de indisciplina. Com este artigo pretende-se apresentar a implementação, funcionamento e alguns resultados desta medida educativa denominada por “Aula de Convivência” numa escola secundária, com terceiro ciclo, localizada numa zona semi-urbana do norte de Portugal.application/pdfporopenAccessMEDIAÇÃO DE CONFLITOSEDUCAÇÃOESCOLASINTERVENÇÃO PSICOSOCIALINTERAÇÃO SOCIALPORTUGALCONFLICT MEDIATIONEDUCATIONSCHOOLSPSYCHOSOCIAL INTERVENTIONSOCIAL INTERACTIONPORTUGALA aula de convivência: um dispositivo de mediação socioeducativaconferenceObject