Mendes, RaulBaixinho, António João Francisco, co-aut.Fernandes, MatildeLucas, Maria2018-01-302018-01-3020092183-2102http://hdl.handle.net/10437/8485EntretextosDurante o Estado Novo a origem social era determinante para o acesso à educação e cultura, sendo estes bens um privilégio para as classes mais favorecidas e que, desta forma, mantinham e perpetuavam o regime. Esta visão política teve, como consequências, altas taxas de analfabetismo e reduzidíssimas taxas de cobertura da educação infantil que se reflectiram no atraso social e económico do país, que se mantinha altamente ruralizado.During the “Estado Novo” social origin was crucial to access to education and culture, and these goods a privilege to groups that are disadvantaged and who thus maintained and perpetuate the scheme. This political vision had as a high illiteracy rates and small coverage of early childhood education that is reflected in social and economic backwardness of the country, which remained highly rural.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONESCOLAS PÚBLICASSTATE SCHOOLSCLASSES SOCIAISSOCIAL CLASSESESTRATIFICAÇÃO SOCIALSOCIAL STRATIFICATIONESTADO NOVOESTADO NOVOClasse social e educação. Uma reflexão sobre o processo político e social português. Do Estado Novo ao Mercado Educativoarticle