Henriques, João Jorge Comédias, orient.Martins, Mónica Raquel Pereira2021-03-302021-03-302020http://hdl.handle.net/10437/11760Orientação: João Jorge Comédias HenriquesEste documento tem o propósito de expor as atividades realizadas no estágio pedagógico do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física, realizado no Externato Marista de Lisboa, no ano letivo de 2019/2020.Tem também a finalidade de análise e reflexão sobre a experiência que o estágio proporciona, assim como dar nota das competências desenvolvidas quer do ponto de vista profissional como do ponto de vista pessoal. Neste relatório será feita uma descrição das atividades realizadas nas áreas de intervenção deste estágio, a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Iremos apresentar o planeamento, as tarefas e os resultados obtidos nas respetivas áreas de intervenção, assim como uma reflexão acerca do contributo prestado à Instituição de estágio. Procuramos gerir de forma eficaz e equilibrada as diversas dimensões que esta vivência do estágio pedagógico enquadra, desde a função docente na prática letiva até às ações de natureza científica e pedagógica, passando pelo convívio e participação na comunidade letiva. Acreditando na eficácia da escuta ativa e no feedback, a atenção para melhorar estas habilidades de comunicação foi uma constante. Verificámos que ao longo do tempo, tornaram-se notórias as transformações. Registámos melhoria das competências relacionais, da empatia e resiliência. Características estas, desenvolvidas ou reforçadas, essenciais para superar os desafios que a vida profissional e pessoal a todos coloca. E a escola é um lugar ideal para cada um as treinar!In this document we will report the activities performed in the pedagogical training of the 2nd year of MA in the Teaching of Physical Education, which took place at Externato Marista de Lisboa in the academic year 2019/2020. It is also intended to analyse and discuss the experience provided by this training and to give evidence of the improved professional and personal abilities. The activities performed in the intervention areas of this training, teaching, class orientation, school sports and the seminar will be described. We will detail the planning, the tasks and the results obtained in the several intervention areas, and we will discuss our contribution to the training institution. We have sought to accomplish, in a balanced and effective way, the multiple tasks required by such pedagogical training, from actual teaching activities to scientific and pedagogical actions, as well as socialisation and participation in the school community. Since we believe in active listening and feedback, we have always been focused in improving these communication skills. With time, changes became visible. We have improved our interaction, empathy and resilience abilities. Such characteristics, either developed or reinforced, are essential to successfully cope with the challenges of our professional and personal life. And school is the ideal place for us to improve them!application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGRelatório de estágio pedagógico de Educação Física no Externato Marista de LisboamasterThesis202634779