Clemente, VioletaTschimmel, KatjaVieira, Rui2016Clemente, V, Tschimmel, K & Vieira, R 2016, 'Pensamento criativo e crítico no desenvolvimento de produto : uma intervenção didática baseada no design thinking', Revista Lusófona de Educação.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoO trabalho apresentado relata um estudo de caso acerca da aplicação do modelo de Design Thinking E62 no desenvolvimento de uma intervenção didática promotora do pensamento criativo e crítico no ensino superior. O modelo apresenta o processo criativo decomposto em seis fases e duas subfases auxiliadas por trinta e seis técnicas facilitadoras. O principal contributo do trabalho é a reflexão sobre a adequabilidade do modelo no domínio educativo, em particular no desenho de processos de ensino e aprendizagem. O que se apresenta é a descrição das etapas do processo de desenvolvimento de uma intervenção didática à luz das fases do modelo E62 complementada por exemplos de aplicação das técnicas sugeridas pelo referido modelo. Apresentam-se como principais resultados alcançados o plano da intervenção implementada e o E62 Logbook V1, um instrumento de reflexão metacognitiva auxiliar do modelo E62. O instrumento baseia-se na analogia do processo criativo com uma viagem e visa promover a reflexão individual do estudante acerca da trajetória pessoal percorrida. Como parte desse instrumento, propõe-se uma taxonomia de estilos de pensamento baseada em profissões relacionada com aspetos cognitivos e atitudinais do processo criativo que o modelo E62 não contempla de forma explícita. As opiniões favoráveis dos docentes da unidade curricular em que a intervenção decorreu reforça a convicção dos investigadores de que o modelo E62 se mostra adequado ao desenho de experiências de aprendizagem.The presented work reports on a case study on the application of the Design Thinking model E62 to the design of an educational initiative aimed at promoting creative and critical thinking in higher education. The model divides the creative process into six phases and two sub phases and suggests thirty six facilitating techniques. The main contribution of this work is to reflect on the adequacy of the application of our Design Thinking model in the educational field, especially in the development of learning experiences. What is presented is the description of the process in the light of the E62 model phases and techniques. The main results are the designed intervention plan and the E62 Logbook V1, an instrument for self-reflection complementary to the E62 model. This instrument is based on the analogy between a journey and the creative process, and aims to promote a student’s reflection about his personal journey. Included in this instrument, a classification of thinking styles based on seven occupations is proposed. This classification is focused on cognitive and attitudinal aspects that aren’t explicitly considered by E62 model. Favorable opinions of teachers involved in the course where the intervention occurred, reinforce our conviction that E62 is appropriated for the development of learning experiences.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORAPTIDÕESCOGNIÇÃODESIGN THINKINGEDUCATIONHIGHER EDUCATIONAPTITUDESCOGNITIONPensamento criativo e crítico no desenvolvimento de produto : uma intervenção didática baseada no design thinkingarticle