Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Louro, Dina Maria Delgado2013-03-142013-03-142012http://hdl.handle.net/10437/3279Orientação: Ana Paula SilvaEste estudo seguiu a metodologia de investigação-acção tendo como preocupação central reflectir e actuar sobre o isolamento pedagógico do formador, nomeadamente responder à questão: o que poderá ser feito para o diminuir de modo a impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal do formador? Algumas das principais razões deste isolamento são a dispersão geográfica da actuação do formador, a sua não vinculação a uma instituição em particular e o final da obrigatoriedade da renovação do Certificado de Aptidão Profissional (CAP), o que acontecia de cinco em cinco anos e constituía uma oportunidade de reciclagem de métodos, estratégias e conteúdos, bem como para o alargar da rede pessoal de contactos. Deste modo parece ser mais difícil para o formador evoluir e perceber até que ponto actua de forma eficaz e actualizada. Depois de uma fase inicial em que se procurou perceber o modo como cada formador trabalha e as suas principais necessidades e sugestões, foi elaborado um plano de acção. A aplicação deste plano não foi muito intensa, registando-se poucas partilhas e poucas solicitações de trabalho colaborativo. No entanto, registaram-se algumas evoluções ao nível do crescimento profissional e pessoal. As dificuldades e sugestões encontradas apontam para novas formas de actuar no sentido de criar uma equipa de trabalho colaborativo entre formadores, como por exemplo o estímulo à criação de laços afectivos, menor número de membros por equipa, agrupamento por semelhança de área de formação e a aposta na dinamização de plataformas “online” de fácil utilização. Todo percurso realizado foi enriquecedor e que impulsionou o crescimento profissional e pessoal da investigadora!In the present action-research the main concern is focusing on the reflection and taking action on the trainers’ pedagogical isolation and what can be done to decrease this isolation and to boost trainers’ professional and personal development. Some of the main reasons that contribute to this isolation are the trainers’ geographical dispersion, they are not linked to any institution and the end of mandatory renewal of the certificate of Professional Aptitude (CAP) that occurred every five years, constituting opportunities to recycle methods, strategies and contents and to widen the personal network of contacts. Thus, it seems to be more difficult for trainers to evolve and realize the extent to which their work is effectively and updated. After an initial phase in which the main purpose was to understand how each trainer works and his or her main needs and suggestions, it became possible to design an action plan. The implementation of this plan was not particularly intense, registering few shares and few requests for collaborative work. However, there have been some developments in terms of professional and personal growth. The difficulties encountered and suggestions point to new ways of acting and creating a team of trainers in collaborative work, such as stimulating the creation of emotional boundaries, fewer members per team, grouping by similarity of the training area and fostering online user friendly platforms. It was an enriching journey that boosted the professional and personal growth of the investigator!application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE ADULTOSEDUCATIONADULT EDUCATIONMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALPROFESSIONAL DEVELOPMENTDiminuição do Isolamento Pedagógico do FormadormasterThesis