Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

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    Problemas de cognição : aprendizagem e inclusão com recurso às TIC
    (2010) Louro, Carla Maria Vaz; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
    Com este estudo pretendemos fazer uma breve revisão bibliográfica sobre a inclusão, as perspectivas de Piaget e Vygotski sobre Cognição e Aprendizagem, a Promoção Cognitiva e Aprendizagem, a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula e, através de uma avaliação, aplicar instrumentos de recolha de dados numa turma de 8ºano com duas alunas com necessidades educativas especiais, de forma a fazer a caracterização da situação em que se pretende intervir e dos contextos em que a mesma se insere. Tendo em conta que os professores e alunos do grupo identificaram a atenção, memória, raciocínio e interacção social como áreas fracas, procurou-se construir e implementar um programa de promoção cognitiva com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Este programa baseou-se, sobretudo, no programa de promoção cognitiva de Leandro de Almeida e contou com contributos do Programa de Enriquecimento Instrumental de Relvem Feuerstein. O programa foi implementado ao longo de quatro meses com sessões semanais de noventa minutos em contexto de sala de aula na disciplina de Estudo Acompanhado. Na avaliação final da implementação do programa verificou-se que este interferiu positivamente no desempenho dos jovens nas tarefas académicas, cognitivas e sócio-emocionais. Palavras-chave Inclusão, promoção cognitiva, tecnologias de informação e comunicação.
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    Intervenção psicomotora com um aluno com paralisia cerebral em contexto de centro de apoio à aprendizagem e recreio
    (2023) Matias, Patrícia Alexandra Claro; Lima-Rodrigues, Luzia, orient.
    Atualmente encontra-se em vigor o decreto-lei n.º 54/18, de 6 de julho, que tem como principal objetivo assegurar uma escolaridade inclusiva para todas as crianças e jovens, intensificando as suas capacidades e potencialidades, independentemente das suas necessidades. O presente trabalho assenta na intervenção realizada com um aluno com Paralisia Cerebral, realizada numa escola do concelho de Lisboa. Este projeto enquadra-se numa metodologia qualitativa, sendo um projeto de intervenção fundamentado na investigação-ação, que teve como principal objetivo aferir se a Intervenção Psicomotora realizada com um aluno com Paralisia Cerebral e com os seus colegas, no contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem, melhorava o seu desempenho psicomotor e potenciava a sua inclusão no referido contexto e no recreio. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a análise documental do relatório técnico-pedagógico; a observação psicomotora da bateria psicomotora, das notas de campo e dos registos fotográficos e as entrevistas semiestruturadas. Após a análise do conteúdo das entrevistas e dos resultados da bateria psicomotora verificou-se uma melhoria não só no desempenho psicomotor do aluno, mas também na interação deste com os pares em diferentes contextos.
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    A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
    (2023) Guimarães, Maria Karla; Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.
    A inclusão escolar abrange ações culturais, pedagógicas, sociais e políticas, e o seu conceito implica criar oportunidades que garantam a todos o direito de aprenderem juntos no Ensino Regular, sem nenhum tipo de exclusão, prática que nem sempre é percebida nas escolas. Procurou-se assim conhecer a perceção dos pais relativamente à inclusão do filho com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Regular. A investigação teve natureza qualitativa e recorreu-se à técnica de entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, que foram tratados utilizando a análise de conteúdo. O estudo permitiu verificar que, embora a inclusão tenha enquadramento legal, depende de vários outros fatores. Para alguns sujeitos, a perceção do processo de inclusão do filho está a correr bem, para outros, é necessário transpor muitas barreiras. A análise de dados indica que a inclusão está associada, principalmente: ao acolhimento afetivo do aluno na escola; às práticas pedagógicas significativas; à boa relação professor-aluno; à boa relação interpares; à motivação nas aprendizagens; à articulação entre todos os intervenientes; à implementação de medidas de suporte à aprendizagem adequadas; a adaptações curriculares; à valorização da heterogeneidade; à existência de estrutura da educação especial na escola; a práticas colaborativas em sala de aula; à formação e ao compromisso do professor com as aprendizagens do aluno. A intervenção precoce também esteve presente nas perceções dos sujeitos, sendo evidenciada como fator facilitador da inclusão. Um outro fator reside nas atitudes com que os atores educativos, a família e a sociedade a perspetivam. Palavras-chave: Inclusão; família; perceção; autismo; expectativas
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    A opinião dos Diretores de Turma do Ensino Profissional na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais
    (2023) Caiado, Maria Nunes dos Santos Castel-Branco da Silveira e Vieira; Oliveira, Isabel Maria Rodrigues do Amaral, orient.
    Neste estudo visámos conhecer a opinião dos diretores de turma relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas profissionais. Foi nosso objetivo analisar como estes profissionais compreendem o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas suas turmas do ensino profissional. Entrevistámos diretores das turmas em que existiam alunos com este perfil, procurando aquilatar as visões dos mesmos relativamente à inclusão destes alunos na escola e nas suas turmas. Foram entrevistados cinco diretores de turma e analisadas as suas respetivas entrevistas, o que nos permitiu recolher informação fidedigna sobre as suas opiniões. Estruturámos a análise qualitativa em cinco categorias (habilitações; atividade na escola; visão de inclusão; caraterísticas da população atendida e adaptações necessárias), a partir das quais foi possível concluir que os docentes DT têm (de modo habitual como competência intrínseca e, não a tendo, reconhecem e procuram ter) a capacidade de ultimar e ultrapassar barreiras no ensino que consideram inclusivo. Por razões de economia temática e cronológica, não tendo sido possível alongar este estudo, reconhecemos as suas limitações e auguramos, num futuro de investigação, novo aprofundamento. Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais; Ensino Profissional; Inclusão; Docentes de Educação Profissional; Diretores de turma
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    Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    (2022) Oliveira, Sandra Lima; Lima-Rodrigues, Luzia, orient.
    A Perturbação de Aprendizagem Especifica com Défice na Leitura (PAE-DL) representa as dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura. É urgente ajudar os alunos com esta perturbação, de modo a garantir a sua inclusão em contexto escolar. O conhecimento de diferentes estratégias e recursos utilizados pelos professores no ensino da leitura revela-se essencial para a difusão de boas práticas de intervenção com todos os alunos e, principalmente, aqueles que apresentam maiores dificuldades. Este trabalho tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas relatadas pelos docentes, ao nível do ensino da leitura, com quatro alunos com PAE-DL incluídos em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para proceder ao estudo optou-se por uma investigação qualitativa, com enfoque nas perceções que os docentes têm sobre as suas práticas. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado. No final deste trabalho concluiu-se que é possível ultrapassar as barreiras das PAE-DL através de estratégias e recursos adequados, aliados à cooperação entre todos os intervenientes neste processo, desde os profissionais da educação aos pais e encarregados da educação. É importante os professores estarem cientes desta problemática para uma intervenção eficaz, de modo a minimizar estas dificuldades de aprendizagem.
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    Confinamento e intervenção : estudo de caso de um aluno com necessidades educativas em tempos de Covid-19
    (2022) Matado, Maria Gertrudes Leitão Martins; Duarte, Rosa Serradas, orient.
    A pandemia Covid-19 veio acentuar a vulnerabilidade das pessoas com deficiência. Para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa de qualidade, urge aplicar estratégias de aprendizagem cooperativa e de interação interpares, dificultadas pela modalidade de ensino a distância. Neste contexto, o presente trabalho foca-se no estudo de caso de um aluno portador de uma patologia congénita rara, a Síndrome de Dandy-Walker, à qual está associada a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Por ser considerado doente de risco, beneficia de um plano de desenvolvimento de aprendizagens em E@D ao abrigo do Despacho nº 8553- A/2020, de 4 de setembro. Revelando-se pertinente pela sua atualidade e singularidade, esta investigação, de natureza qualitativa, procurou indagar sobre as perceções e as expectativas de alguns dos intervenientes implicados, bem como sobre as estratégias pedagógicas implementadas. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizou-se a observação, a entrevista semiestruturada, e a pesquisa documental, cuja análise de conteúdo permitiu constatar que esta modalidade de ensino não parece ser a melhor solução para alunos com necessidades educativas. Para estes alunos, é fundamental a presença física dos professores, assistentes operacionais e terapeutas, enquanto promotores do seu desenvolvimento cognitivo motor, e dos colegas enquanto elementos basilares para o seu bem-estar mental e emocional.
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    Barreiras e facilitadores no processo de aprendizagem de alunos com dificuldades específicas de aprendizagem ao nível da escrita : relato de professores titulares de turma do 1.º CEB, professores de Educação Especial e Psicomotricista
    (2022) Matos, Cláudia Lopes de; Lima-Rodrigues, Luzia, orient.
    Em Portugal, estima-se que 5% a 15% de alunos em idade escolar são diagnosticados com dificuldades específicas de aprendizagem, uma perturbação específica numa determinada área que engloba características muito particulares e que se distinguem, como a dislexia, a disortografia, a disgrafia e a discalculia. O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de Julho, trouxe medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, centradas nas necessidades dos alunos e, consequentemente, na acomodação do currículo. No entanto, a comunidade escolar ainda encontra dificuldades, no sentido de dar apoio a alunos com DEA. O presente estudo pretendeu verificar, através da realização de entrevistas semiestruturadas, que barreiras e facilitadores enfrentam Professores Titulares de Turma do 1.º CEB, Professores de Educação Especial e Psicomotricista no processo de aprendizagem da escrita de alunos com DEA e conhecer como foi feita a sua intervenção. As respostas demonstraram que a escola, a gestão parental e as características do próprio aluno foram as barreiras mais destacadas e os principais facilitadores foram a atuação da EMAEI e da direção escolar. Em termos de intervenção, as práticas que mais se evidenciaram foram canalizadas para a consciência fonológica.
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    A Inclusão de um aluno com Trissomia 21 no Ensino Regular : perceção dos pais e dos professores
    (2022) Pascoal, Maria Manuela Almeida e Silva de Pinho Neto; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
    O atual quadro científico, político e social associa o conceito de inclusão à educação de todos os alunos em escolas do Ensino Regular, mas nem sempre se materializa na prática, apesar de ser hoje um direito que assiste aos alunos. Esta investigação, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar a perceção dos pais e dos professores de um aluno com Trissomia 21 relativamente à inclusão numa turma de 1.º ano do Ensino Regular. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorreu-se à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados através de análise documental e de conteúdo. O estudo permitiu verificar que: embora as atitudes dos intervenientes pareçam ser favoráveis à inclusão, as expectativas de alguns prendem-se com o conhecimento que têm da problemática, e com preconceitos. Releva como dificuldades: necessidade de melhor articulação escola família; diferenciação pedagógica frágil; insuficiente formação de todos os intervenientes; insuficiência/desadequação de recursos. O desempenho do aluno ficou aquém das suas potencialidades, o que remete para a necessidade de (re)pensar aspetos a melhorar ao nível dos procedimentos e da organização/gestão escolar. Sugerem-se estudos nesta área, com foco nas práticas colaborativas (articulação Escola-Família, professores, alunos e comunidade).
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    O papel de assistentes operacionais na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo
    (2021) Elias, Mariana Fenta; Teodoro, António, orient.
    A Inclusão Escolar de crianças com transtorno do espectro do autismo é uma temática de extrema pertinência e importância pela complexidade deste transtorno e pela dificuldade que muitas escolas encontram em viabilizar o processo de inclusão destas crianças que, no jardim de infância, não são assistidas apenas pelas educadoras. Os assistentes operacionais, que passam muito tempo com elas, são responsáveis por muitos momentos importantes do cotidiano escolar, como alimentação, higiene, mudanças de ambiente, e apoio em sala de aula. Tendo em conta as funções que lhes são cometidas e que são da maior importância para a inclusão destas crianças, estudos, como os de Neves (2016) e Ramalho & Ramalho (2015), referem que estes profissionais não possuem formação suficiente neste âmbito. Esta investigação, de natureza qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994), teve como objetivo geral analisar o papel de assistentes operacionais na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados, utilizámos a pesquisa documental e entrevistas semi diretivas (Bardin, 2010) com assistentes operacionais (4), que trabalhavam em Jardins de Infância de um Agrupamento de Escolas de Lisboa. As entrevistas foram tratadas através de análise de conteúdo (Lüdke & André, 2013). A análise dos dados evidenciou que nestes Jardins de Infância, o papel destas assistentes operacionais na inclusão das crianças com autismo era muito restrito. As suas funções decorriam basicamente daquelas que a legislação lhes comete. A articulação com a educadora e outros intervenientes no processo das crianças era praticamente inexistente, tal como o (des)conhecimento de estratégias facilitadoras da inclusão e a falta de recursos humanos, que dificultava o apoio individual que estas crianças demandam. A sua ação era sufocada pela demanda das rotinas, que são inquestionáveis, sobretudo nestes grupos etários e com crianças com esta problemática, mas não impedem que se fomente a criação de uma cultura de colaboração e participação (Barroso, 2005), da qual não devem ser excluídas, porque todos na escola são responsáveis por todos os alunos, no seu desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar.
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    Cooperar para ser mais : a cooperação entre docentes, perspetivando uma prática pedagógica inclusiva
    (2020) Brito, Mara Sofia Félix Teixeira; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    O presente trabalho é um projeto de investigação ação, integrado no Mestrado de Educação Especial, tendo como ponto de partida a inclusão de uma criança com Transtorno do Espetro do Autismo, numa turma do 2º ano do Ensino Básico. As preocupações da professora, face à situação criada, foram o nosso desafio. Depois de algumas conversas informais, fizemos uma entrevista semiestruturada à professora, uma conversa com as crianças e a observação naturalista da sala de aula. A análise da informação recolhida colocou-nos perante a necessidade de alterar as dinâmicas pedagógicas para desenvolvimento de competências sociais e académicas de todos os alunos e, ao mesmo tempo, cooperar com a colega para ajudar nas alterações a realizar. Introduzimos a metodologia de projeto para exploração de conteúdos académicos, tendo também muita atenção na formação dos grupos de trabalho e nas aprendizagens sociais a fazer dentro do grupo e inter-grupos. A cooperação entre as docentes processou-se em todas as fases do processo, numa dinâmica em espiral de ação/reflexão/ação. De março a junho de 2019, fizemos doze intervenções em sala de aula, pensadas em conjunto, com objetivos bem definidos, realizadas em co-docência, e com uma reflexão final feita com os alunos. Eram apontados pontos fortes e pontos fracos e sugeridas propostas de atuação futura. Esta informação era depois analisada pelas duas docentes e utilizada para a sessão seguinte. Os dados recolhidos, após a intervenção, revelaram que a professora agora compreende que a sala de aula é um espaço onde as crianças têm voz, conseguem fazer “coisas” sozinhas, um espaço para cooperarem, ajudar-se e decidir também e que ter alguém “ao lado”, para trabalhar com, afasta medos e revela potencialidades, antes desconhecidas. Partir dos interesses dos alunos, para a seleção das aprendizagens e das metodologias, revelaram-se e são uma garantia de sucesso, em termos académicos e sociais, para todos.
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    A Educação para todos e com todos: operacionalização do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna em uma sala de Jardim de Infância
    (2020) Nether, Liliane Tostes Mendes; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    O presente estudo decorre no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Educação Especial, que tem como tema principal: A Educação para todos e com todos: operacionalização do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) em uma sala de Jardim de Infância. Esse estudo buscou compreender como a educadora de Jardim de Infância desenvolve a sua prática pedagógica de acordo com o modelo pedagógico do MEM. Realizou-se esse estudo em um colégio situado na cidade de Lisboa, onde a educadora de infância norteia a sua prática pedagógica de acordo com os princípios do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Utilizou-se nessa investigação a pesquisa de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada à educadora) e a observação (não participante), num contexto de sala de aula.O estudo na sala de aula observada, revelou que o modelo pedagógico do MEM, operacionaliza-se a partir da organização da sala, do espaço, do tempo, dos instrumentos de pilotagem e de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino da Educação Pré-escolar (OCEPE). O trabalho desenvolvido pela educadora com as crianças é realizado de forma cooperada e democrática, onde todas as crianças têm vez e voz, efetivando assim uma educação para todos e com todos e mostrando que a formação para a cidadania começa na infância.
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    Colaboração entre a educadora da equipa local de intervenção precoce e a educadora da creche: das perspetivas às práticas dos intervenientes
    (2020) MIranda, Maria Armanda Marques Grilo; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
    A identificação precoce, desde os primeiros anos, é fundamental para algumas crianças, para que o seu desenvolvimento seja o mais adequado possível. Para tal, programas dirigidos para o seu atendimento e educação até aos seis anos, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento físico, intelectual e social, bem como a preparação para a escola, são indispensáveis. Estes programas devem desenvolver-se de forma global, combinando as atividades pré-escolares com os cuidados precoces de saúde. Para estas crianças, a Creche, entendida como um contexto formal de educação, é um recurso facilitador do seu desenvolvimento, nomeadamente pela interação e pelas experiências de cooperação que lhes proporciona (Almeida, et al., 2011). É aprendendo umas com as outras que as crianças vão desenvolvendo as suas potencialidades, ao seu ritmo, ao mesmo tempo que aprendem a ser solidárias e a aceitar as diferenças que nos caracterizam. É, desta forma, que se constrói, desde cedo, uma educação inclusiva. Assim, para que o programa de Intervenção Precoce, a par com a Creche, potenciem o desenvolvimento da criança, é necessário que os profissionais diretamente envolvidos desenvolvam um trabalho em colaboração. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral analisar como se processa a colaboração entre duas Educadoras de Infância, uma da Creche e outra da Equipa Local de Intervenção, na intervenção que realizam com uma criança com Malformação de Dandy Walker. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados, utilizámos a pesquisa documental, a entrevista semidiretiva, e a observação naturalista. A análise de conteúdo permitiu-nos tratar os dados recolhidos. A triangulação dos dados analisados permitiu-nos perceber que a colaboração entre as duas Educadoras assenta numa boa relação, norteada por objetivos comuns, com envolvimento das duas e do grupo de crianças nas atividades dinamizadas. A colaboração entre as educadoras apresenta, no entanto, algumas lacunas relativamente à planificação e avaliação do trabalho desenvolvido, associadas à falta de tempo da Educadora da Equipa Local de Intervenção. Refletindo sobre essas conclusões, considera-se ser pertinente uma auscultação aos profissionais de Intervenção Precoce, no sentido de uma possível reestruturação das Equipas Locais de Intervenção, dotando-as de um acréscimo de recursos humanos, com o objetivo de reforçar a qualidade dos seus serviços, de molde a que essa qualidade se reflita nas dinâmicas de colaboração com os parceiros educativos envolvidos.
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    Perceção de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em situação laboral, sobre a sua inclusão social
    (2019) Dias, Tânia Filipa Caeiro; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
    De acordo com a revisão da literatura sobre a inclusão de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) (Silva & Coelho, 2014; Belo, Caridade, Cabral & Sousa, 2008; Luckasson, 2002, citado por Santos & Morato, 2012), a mesma contribui para o desenvolvimento, a todos os níveis, desta população. A maior parte dos estudos centra-se, no entanto, sobre a perspetiva de outros atores (pais, docentes, colegas) (Avramidis e Norwich, 2002; Boer, Pijl & Minnaert, 2010; Duhaney & Salend, 2000; Tafa & Manolitsis, 2002; Rafferty, Boettcher& Griffin, 2003; Kalyva, Georgiadi, & Tsakiris, 2007, entre outros, citados por Leitão & Silva, 2019). Relativamente à perceção de pessoas com DID sobre a sua inclusão, há estudos que indicam que os jovens se sentem realizados pessoal e profissionalmente, que têm autonomia e que decidem sobre a sua via diária, não estando socialmente isolados, apesar de existir algum protecionismo dos que os rodeiam. Os jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais têm expetativas básicas como qualquer pessoa, apesar de, ao nível profissional, sentirem algumas dificuldades (Silva, Dias & Neves, 2016). Esta investigação teve como objetivo geral investigar como pessoas com DID percecionam a sua inclusão no mercado de trabalho. De natureza qualitativa, as técnicas e os instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com sujeitos com DID, em situação laboral. Os dados recolhidos na nossa investigação permitem-nos concluir que as pessoas com DID referem que a sua inclusão fortalece o seu grau de independência, que apesar de sentirem algumas dificuldades, as mesmas poderão ser amenizadas e que o salário que recebem permite um ganho de autonomia.
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    O treino da performance musical de uma criança com dispraxia psicomotora : desafios e benefícios
    (2018) Amado, Vanessa Antunes Lopes; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    Este projeto de intervenção surgiu da necessidade de melhorar o comportamento e, consequentemente, do processo de aprendizagem, de uma criança com dispraxia psicomotora, aluno do atelier de piano aqui retratado. Neste sentido, propusemo-nos a elaborar um programa de treino de performance musical e pianístico adequado ao perfil desta criança. Este programa foi desenvolvido em três momentos. No primeiro, pretendemos estabelecer uma relação pedagógica com a criança e delinear o seu perfil, com a colaboração da família, analisando documentos, e promovendo a informação, a reflexão e a consciencialização da situação-problema. No segundo, planificámos um programa de preparação para o treino da performance, para promover o desenvolvimento de algumas habilidades, capacidades e atitudes, necessárias a um desempenho performativo minimamente satisfatório. Num terceiro momento, fizemos o treino da performance, musical e pianística, não alterando os procedimentos metodológicos utilizados para as crianças com o mesmo nível de conhecimentos musicais e pianísticos. Este trabalho culminou na apresentação do Pedro em dois concertos; um a solo, ao piano, para amigos e família; e outro, de Natal, em que todos tocaram uma peça ao piano, e cantaram o repertório natalício, com todos os colegas e suas famílias como público. Optámos pela metodologia de investigação-ação, que prevê uma intervenção participativa, constituída por ciclos de ação, num processo continuamente reflexivo. Utilizámos técnicas de pedagogia positiva e da cooperação, com o objetivo de estabelecer e de reforçar relações de confiança. Para além de privilegiarmos metodologias colaborativas, também utilizámos técnicas de condicionamento operante, sobretudo de reforço positivo. As mudanças observadas no comportamento e desempenho do Pedro são resultantes de um conjunto de atividades: do trabalho dos pais, das atividades extracurriculares como a natação, o taekwondo e a equitação que, à semelhança do ensino musical e pianístico, também implementam programas de treino da performance. Em conjunto, todos contribuíram para um melhor desempenho do Pedro, fornecendo-lhe oportunidades para a aquisição de destrezas físicas, emocionais e mentais. Um fator determinante na transformação do Pedro foi a mudança de uma escola privada para uma pública, tendo a criança transitado para o 1º ciclo do ensino regular. Ao ter perceção do seu progresso e das suas novas destrezas, o Pedro melhorou a sua autoconfiança e autoestima, investindo mais no estudo individual em casa. O conjunto destas condições teve impacto na melhoria da sua autoimagem, contribuindo para a progressiva transformação do Pedro, observada no final da intervenção, demonstrando no final um comportamento tranquilo, de satisfação e concretização de trabalho, tendo melhorado o seu processo de aprendizagem. Este estudo quer transmitir que é fundamental que a pessoa tenha consciência de si, aceitando-se como é, acreditando no seu potencial, não desistindo nos revezes, insistindo e investindo na sua progressão.
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    Educação inclusiva : ação pedagógica numa turma onde está incluído um aluno com transtorno do espectro autista
    (2018) Oliveira, Maria Aparecida Silva de; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    O estudo desenvolvido sobre a ação pedagógica, numa turma onde está incluído um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), decorre no âmbito de uma Dissertação de Mestrado em Educação Especial. Procurou compreender como são programadas e desenvolvidas as ações pedagógicas da educadora, numa sala de jardim de infância, que inclui um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Contou com uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações naturalistas em contexto de sala de aula e entrevista à educadora da turma. Foi realizado num colégio situado na cidade de Lisboa, onde funciona um grupo de Educação Pré-escolar que adopta a metodologia desenvolvida pelo Movimento da Escola Moderna. Foi possível aferir que as ações pedagógicas desenvolvidas na turma pesquisada estão adequadas ao grupo de alunos, tendo em conta o aluno com Transtorno do Espectro Autista. Esperamos que este estudo possa contribuir para o entendimento da necessidade de ações pedagógicas que possibilitem a inclusão desses alunos, no grupo de pertença.
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    Comunicar para incluir : o processo de inclusão de uma criança com paralisia cerebral num grupo de jardim de infância
    (2017) Carvalho, Anabela Adelaide Caeiro; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    O presente trabalho é um relatório de um projeto de investigação-ação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho de projeto tem como enfoque um grupo de crianças da Educação pré-escolar, do qual faz parte uma criança com Paralisia Cerebral. Esta criança apresenta dificuldades motoras e de comunicação, estando a linguagem oral ausente. O trabalho envolveu diferentes contextos educativos, os respetivos intervenientes, assim como os próprios pares. A intervenção que integra este trabalho de projeto teve como objetivos melhorar os níveis de interação no grupo de crianças e promover o desenvolvimento da comunicação e da participação nas atividades do jardim-deinfância. Foi utilizado um sistema de Comunicação Aumentativa, Sistema Pictográfico de Comunicação (SPC), promoveu-se o diálogo, a partilha de conhecimentos e a participação dos vários intervenientes educativos, desencadeando, assim, um trabalho de inclusão dirigido à criança e aos seus pares, envolvendo também a família. Neste trabalho utilizámos uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas aos implicados no processo educativo, ao Programa Portage, à tabela de comunicação Communication Supports Inventory-Children and Youth (CSY-CY) e, ainda, a observações em sala de aula, com registo e análise das atividades desenvolvidas, numa dinâmica cíclica e em espiral de ação/reflexão/ação, transformando sistematicamente os resultados da reflexão em praxis. Da partilha de experiências, vivências e opiniões, resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim-de-infância, permitindo-nos observar e confirmar a importância da Comunicação Alternativa e Aumentativa e o uso das Tecnologias de Apoio, para uma melhor participação e interação de todos os envolvidos.
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    Participar para incluir
    (2016) Santos, Sara Carina Fonseca; Serralha, Filomena de Lurdes Tomé do Rosário Pereira, orient.
    O presente trabalho tem como objetivo alterar o paradigma educativo tradicional para aumentar a participação nas atividades letivas da disciplina de Português e, consequentemente, aumentar o sucesso educativo dos alunos de uma turma do 5º ano de Percursos Curriculares Alternativos (PCA), numa escola de ensino regular do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, nos arredores de Lisboa. Desta turma fizeram parte quatro alunos com Necessidades Educativas Especiais que, no ano letivo transato, se encontravam ao abrigo do Decreto-lei 3/2008 de 7 de janeiro que, com a sua inserção num PCA, deixaram de usufruir de todos os direitos e adaptações inerentes ao mesmo. Assim, pareceu pertinente que a intervenção tivesse o seu enfoque no desenvolvimento de competências sociais que pudessem incentivar os alunos na realização das suas aprendizagens, motivando-os para as mesmas, fazendo-os sentir parte integrante desse processo. Tendo em conta a problemática em estudo, bem como todas as questões relacionadas com os alunos considerados em situação de risco, não só por problemas de absentismo e falta de acompanhamento parental, como devido ao seu fraco desempenho escolar, o enquadramento teórico do presente projeto centrou-se nas questões relativas à participação e diversidade, bem como à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas de PCA, sendo também focado o tema da indisciplina e gestão de conflitos. Foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, nomeadamente a pesquisa documental, a observação naturalista, a sociometria e o questionário, de forma a compreender melhor algumas características dos alunos e, assim, delinear estratégias que lhes permitam desenvolver as competências acima referidas, promovendo o seu sucesso escolar, tendo como pano de fundo o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Em turmas que se encontram desde o princípio rotuladas com o estigma de ser consideradas “de segunda categoria” e associadas à exclusão social e à marginalidade torna-se fundamental criar um ambiente efetivamente inclusivo, que faça os alunos sentirem-se parte da solução e não parte do problema, ambiente esse que se abra igualmente à restante comunidade educativa, para que esta perceba que o direito à participação é de todos.
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    Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal
    (2013) Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto; Duarte, Rosa Serradas, orient.
    O presente trabalho teve como finalidade a inclusão de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal, partindo da seguinte questão: Numa turma do sexto ano de escolaridade do ensino básico com vinte e cinco alunos, três têm Necessidades Educativas Especiais, que estratégias se mostram mais adequadas na efetivação das aprendizagens correspondentes aos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal? A partir da questão de partida, a intervenção propôs-se a atingir os seguintes objetivos: identificar as necessidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal; contribuir para o sucesso de três alunos do sexto ano de escolaridade com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para o desenvolvimento da intervenção, elegeu-se na área de História e Geografia de Portugal, o tema: “Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal”, subdividindo-se em dois subtemas: “Império e monarquia absoluta do século XVIII” e; “1820 e o Liberalismo”. Privilegiou-se a especificidade da turma, a socialização e a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A salientar, o seguimento da evolução dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, quer na aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina, quer na socialização com o grupo.
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    Osteogenese imperfeita: o desafio de gerar e gerir facilitadores. Estudo de caso
    (2016) Gil, Rita Isabel Lourenço; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    A presente investigação teve como objeto de estudo a vivência de um indivíduo com Osteogénese Imperfeita (O.I.), doença crónica rara, caraterizada por fraturas frequentes dos ossos muitas vezes espontâneas, comprometendo a mobilidade e a autonomia do indivíduo. Definimos como objetivo geral: compreender como um indivíduo com Osteogénese Imperfeita consegue realizar o seu projeto de vida, em termos pessoais e profissionais, e como consegue gerar e gerir os facilitadores pessoais, sociais e familiares do seu quotidiano, em contextos diferentes, para atingir os seus objetivos. Tendo em conta que o nosso estudo necessita de ser adequado, fundamentado e refletido, optou-se pela metodologia de investigação qualitativa, numa abordagem de estudo de caso. Para a recolha e análise de dados seleccionámos as seguintes técnicas: pesquisa documental, entrevista semi diretiva, observação naturalista e análise de conteúdo. Através deste estudo foi possível identificar as estratégias e suportes que levaram o indivíduo em estudo, com 22 anos, a concluir o seu percurso escolar e fazer face à doença. Os suportes de ajuda permanentes por parte dos amigos e sobretudo da família, através de estratégias de coping e o recurso a ajuda de técnicos especializados geraram possibilidades que possibilitaram ao sujeito alcançar uma performance equilibrada. Através do cruzamento de dados recolhidos foi possível concluir que a vivência da O.I. afeta a autonomia deste sujeito, porém não o impede de se integrar, não só na comunidade onde reside, como na vida ativa. Assim, com a ajuda dos que lhe estão mais próximos e potenciando as suas áreas fortes, nomeadamente ao nível cognitivo, foi possível participar em algumas das atividades da comunidade onde reside. Pudemos apurar com este estudo as dificuldades sentidas nas acessibilidades no decorrer da sua vida escolar, social e familiar e graças às redes de suporte de que sempre beneficiou conseguiu superar o desafio de gerir e gerar facilitadores que o conduziram à pessoa que hoje é. Graças igualmente às tecnologias de apoio a que recorre diariamente, pode através de casa, realizar projetos na sua área profissional e gerir um negócio de turismo rural.
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    O trabalho cooperativo entre terapeutas da fala e docentes de educação especial: contributos para a inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais
    (2015) Santana, Gianni Silva; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
    Partindo do pressuposto de que a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), vem inserir um novo conceito de educação para todos, reconhecendo a lacuna educacional de assistência das pessoas com qualquer tipo de deficiência visto que estas tem o direito de expressar seus desejos com relação a educação apropriada as necessidades, aspirações e circunstâncias. O presente estudo foi realizado através de um questionário por meio de vinte e três perguntas fechadas e uma pergunta aberta direcionados a Professores de Educação Especial e Terapeutas da Fala, com uma amostra de 100 profissionais que trabalham conjuntamente com crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais. Esta pesquisa tem como objetivo perceber a atuação do professor de Educação Especial e do Terapeuta da Fala no ambiente escolar frente a uma criança portadora de NEE, visando os seus respetivos papéis na qualidade de cooperantes no desenvolvimento da aprendizagem com uma perspetiva de inclusão escolar, ou seja, permitir com que as crianças com Necessidades Educativas Especiais possam estar inseridas dentro de uma turma de ensino regular. No primeiro capítulo iremos abordar uma pesquisa bibliográfica, na produção científica de muitos autores que têm vindo a trabalhar nesta área, partilhando cada vez mais informações acerca da Educação Especial e a Escola Inclusiva. Definiremos também as funções do Terapeuta da Fala e do Docente de Educação Especial como também o trabalho de colaboração desenvolvido entre eles. No segundo capítulo, mostraremos todos os procedimentos metodológicos que se recorreu, para se recolher a informação necessária. Para além da descrição daqueles procedimentos, este capítulo engloba ainda, entre outros aspetos, informação relativa ao estudo propriamente dito como também os métodos de Análise de Dados e Resultados e apresentação e Interpretação dos Resultados. No terceiro capítulo é feita a apresentação sistematizada dos dados recolhidos e, num segundo momento, a consequente discussão de resultados. Em seguida apresenta-se a conclusão, limitação do estudo e sugestões para continuidade do estudo. E na sequência são apresentadas as referências bibliográficas, apêndices, anexos, gráficos, tabelas e quadros contidos nesta investigação. O instrumento de investigação foi um inquérito por questionário de forma a agregar perguntas de resposta fechada e resposta aberta, permitindo este questionar os docentes e terapeutas da fala sobre suas experiências. Os resultados mostram que há alguns aspetos que o trabalho colaborativo entre terapeutas da fala e docentes de EE é de suma importância. Na sua globalidade, os resultados obtidos revelam indicadores de qualidade, na linha das principais teorias defendidas na conspeção de literatura: no trabalho de cooperação entre profissionais de educação especial e os terapeutas da fala, no apoio a alunos com NEE. É premissa do processo de inclusão efetiva que seja baseado no trabalho multidisciplinar, desenvolvido em equipa com todos os técnicos intervenientes no processo educativo. Pois somente um trabalho que tenha como finalidade a mudança de atitudes da sociedade em geral face à diferença poderá orientar a uma escola para todos.