Publicações científicas Universidade Lusófona

O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.

 

Comunidades

Selecione uma comunidade para navegar nas suas coleções

A mostrar 1 - 4 de 4
  • Dissertações e Teses
  • A Universidade Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal e é parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português.
  • A ULusófona - Centro Universitário do Porto é uma Instituição de Ensino Superior que assume a vocação de ensino, formação e investigação e que, simultaneamente, visa angariar um caráter próprio e diferenciador no respeita ao desenvolvimento científico, cultural, económico e social.

Entradas recentes

Item
The inclusion of people with intellectual disability in media and communication research : Insights and Contributions from Haraway
(2021) Sousa, Carla; CICANT - Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies
Item
The Programme for International Student Assessment (PISA) : a scientific (counter)model for research in comparative education?
(Emerald Publishing, 2026) Teodoro, António; Bart, Daniel; Lopo, Teresa Teixeira; Wiseman, Alexander W.; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
Since the launch of PISA in 2000, the success of this OECD-led evaluation has been particularly remarkable. In fact, PISA does not shy away from introducing itself in its reports as a leading reference in comparative education. This chapter analyses precisely the issues raised by the adoption of the PISA methodology as research model in comparative education. Three major issues will be analysed to describe how the PISA publications stray from the common scientific norms: from the perspective of taking into account the critical studies that has been carried out on PISA; from the perspective of the shift from analyzing relationships between variables and results to causal links; from the perspective of a more or less implicit reference to a globalising or even neoliberal political understanding. Through a critical analysis of these issues raised by PISA, this chapter will highlight the importance of reflexivity in comparative education to support other approaches to education and research in the face of a dominant discourse on a worldwide scale.
Item
A problemática da excessiva proteção jurídica conferida à legítima no ordenamento jurídico atual
(2024) Dobreva, Veneta Dobromirova; Faculdade de Direito; Mello, Alberto José Lança de Sá e
O direito sucessório português assenta na proteção da família, bem como no reconhecimento da propriedade privada assente no princípio da livre transmissibilidade do património. No entanto, o direito à livre transmissibilidade do património encontra limites, sendo fortemente restringido pela proteção da família, mais concretamente pela sucessão legitimária e instituto da legítima. Há lugar à abertura da sucessão legitimária existindo pelo menos um herdeiro legitimário, variando a quota que lhe é atribuída a título de legítima, consoante haja um ou mais herdeiros legitimários. Nos termos da lei, os herdeiros legitimários são o cônjuge, os descendentes e os ascendentes, pela ordem e segundo as regras instituídas para a sucessão legítima. O património do de cujus encontra- se dividido de duas formas: uma parte do seu património pode ser disposta a favor de quem o de cujus entender, por via da sucessão testamentária ou por via da sucessão legítima, e a outra parte encontra-se obrigatoriamente reservada aos herdeiros legitimários. O principal objeto do nosso estudo centra-se na sucessão legitimária e na proteção da legítima, que, em nossa opinião, se revela excessivamente protegida, sendo o direito à livre transmissibilidade do património exageradamente limitado pela sucessão legitimária. Somos da opinião que a sucessão legitimária se encontra totalmente desadequada à sociedade, na medida em que não tem em conta fatores como a maior carência económica, a proximidade do autor da sucessão para com o herdeiro legitimário e o auxílio prestado ao autor da sucessão, o que origina situações de injustiça. Os fundamentos do regime sucessório português assentam na proteção da família, enquanto instituto fundamental da sociedade, e pelos estreitos vínculos existentes que existe entre os seus membros, e o princípio da propriedade privada, que garante a todos o direito à propriedade privada, bem como a sua transmissão tanto por vida, como por morte. Só existe propriedade privada, se houver lugar à sua transmissão. Acreditamos que o falecido deveria ter maior liberdade para dispor do seu património, já que é o seu legítimo proprietário e deve ter o direito de escolher quem os receberá, independentemente de serem familiares ou não. No nosso entender, não existe justificação para impedir o de cujus de distribuir os seus bens conforme pretender, já que o direito de propriedade privada é um direito constitucionalmente previsto, e a maioria da riqueza é constituída por bens fruto do trabalho.
Item
What do we know about the diagnosis of feline prediabetes? : a review of current perspectives
(Edições Universitárias Lusófonas, 2025) Rosa, Nuno Oliveira; Ortega, Miguel Ángel; Rodrigues, Luís Monteiro; CBIOS - Research Center for Biosciences & Health Technologies
A diabetes mellitus (DM) é a segunda doença endócrina mais comum registada no gato doméstico, a seguir ao hipertiroidismo. A DM tem um impacto significativo no bem-estar dos animais afetados e no seu ambiente familiar. Estima-se que 30% dos gatos afetados são eutanasiados no primeiro ano após o diagnóstico, o que revela o profundo impacto desta doença na qualidade de vida e no bem-estar dos animais e dos donos. Assim, a procura de biomarcadores precoces de pré-diabetes ou diabetes subclínica, embora necessária, não foi totalmente conseguida. Esta revisão foi executada a partir de uma pesquisa online nas principais bases de dados científicas, das quais foi selecionado um total de 681 artigos. Deste conjunto, vinte e três artigos correspondiam aos objectivos do estudo e foram incluídos na revisão. Os níveis de glucose no sangue em jejum, fructosamina, triglicéridos, albumina e insulina foram identificados na literatura como parâmetros que refletem um metabolismo alterado da glucose. Foram identificados também fatores de risco predisponentes para os gatos. No entanto, ainda não está disponível uma ferramenta de diagnóstico precoce prática e rigorosa com marcadores e métodos que permitam a deteção precoce da pré-diabetes. In: Biomedical and biopharmaceutical research : jornal de investigação biomédica e biofarmacêutica.
Item
Evaluating aromatherapy interventions for dysphagia management in end-of-life care : a review
(Edições Universitárias Lusófonas, 2025) Gonçalves, Sara; ECTS - School of Health Sciences and Technologies
A disfagia, uma condição prevalente e angustiante em cuidados paliativos, afeta significativamente a qualidade de vida e a saúde geral dos doentes. Os tratamentos convencionais podem ter uma eficácia limitada ou ser mal tolerados nesta população vulnerável. A aromaterapia tem sido explorada como uma abordagem complementar para auxiliar no alívio dos sintomas, com foco no potencial terapêutico dos óleos essenciais com propriedades relaxantes musculares, anti-inflamatórias, ansiolíticas e estimulantes da saliva. Foi realizada uma pesquisa informatizada nas bases de dados Scopus, PubMed®, Web of Science e b-on, utilizando a combinação das palavraschave disfagia, dificuldades de deglutição, aromaterapia, óleos essenciais, cuidados em fim de vida, cuidados paliativos, terapêutica não invasiva e uso terapêutico de óleos essenciais. Embora as evidências diretas ainda sejam escassas, as descobertas preliminares sugerem que certos óleos essenciais - como a lavanda, a hortelãpimenta, a camomila e o gengibre - podem ajudar a facilitar a deglutição, reduzindo a tensão muscular, a inflamação e a ansiedade, além de promoverem a salivação. As considerações de segurança e a necessidade de abordagens individualizadas são enfatizadas, especialmente em populações frágeis. Esta revisão destaca o potencial papel da aromaterapia como ferramenta adjuvante no tratamento holístico da disfagia no fim de vida. São necessários mais estudos clínicos para estabelecer protocolos padronizados e determinar a eficácia.