Publicações científicas Universidade Lusófona
O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.
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Entradas recentes
Cash holding e o Conselho de Administração : análise das empresas de capital aberto não financeiras portuguesas
(2024) Cassumba, Anás André; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
O presente trabalho tem por objetivo analisar a associação entre o cash holding e o conselho de administração das sociedades anónimas não financeiras. Foram analisadas as características do conselho de administração concretamente fração de administradores não executivos; tamanho do conselho; a dualidade PCA/PCE (presidente do conselho de administração/ presidente da comissão executiva). Com este propósito, recolheram-se dados de 75 das sociedades anónimas portuguesas não financeiras, relativo a um período de 7 anos, de 2014 a 2020. Estes dados foram analisados através da regressão linear múltipla com dados em painel pelo modelo de efeitos fixos. Os resultados obtidos sugerem que as variáveis, fração de administradores não executivos" e "tamanho do conselho" estão inversamente associadas ao nível de cash holding. No caso da variável "dualidade PCA/PCE", os resultados não são significativos. Palavras chave: cash holding, conselho de administração, dualidade pca/pce, fração de administrador não executivo, tamanho do conselho, sociedades anónimas portuguesas não financeiras
Relação dos estilos de liderança e da motivação na satisfação dos colaboradores
(2024) Guedelha, Carolina Calixto; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
A elaboração da presente dissertação tem como objetivo estudar o impacto que os estilos de liderança e motivação têm na satisfação dos colaboradores de uma empresa. Para o estudo foi utilizada uma metodologia mista, de forma a enriquecer o tema no seu todo. Quanto à metodologia qualitativa a amostra selecionada foi a estratificada, selecionando cinco chefias da empresa, divididas pelos graus de chefia operations manager, coordenador operacional, responsável da área de qualidade e formação, responsável pela área de melhoria contínua e supervisor. Na metodologia quantitativa foram realizados questionários com questões sobre os estilos de liderança (Rouco, 2012), a motivação (Kuvaas & Dysvik, 2009; Kuvaas, Buch, Weibel, Dysvik, Nerstad, 2013 e a satisfação ((Weiss, Dawis, England e Lofquist,1967). Ao longo do estudo, identificaram-se os estilos de liderança presentes, bem como as diferentes dimensões de satisfação que os colaboradores consideram como ponto chave na realização da sua atividade como: (1) o trabalho no geral; (2) a satisfação com a remuneração; (3) a oportunidade de promoção; (4) a relação com as chefias e por último (5) a relação com os colegas, que mostrou fortes impactos positivos. Da análise final dos resultados obtidos conclui-se que os estilos de liderança participativo e por delegação são os mais utilizados pelas chefias e que os fatores pessoais, como as relações com as chefias e com os colegas, são os que mais influenciam a motivação dos colaboradores. Conclui-se assim que a motivação intrínseca apresenta valores mais altos no estudo que foram reforçados com os dados recolhidos sobre a satisfação. Palavras-Chave: Liderança; Motivação; Colaboradores e Satisfação
A relação entre auto-liderança e a criatividade : o papel moderador da auto-dúvida Grupo Lusófona em Portugal continental
(2024) Gomes, Marco Paulo Cintra; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
Esta investigação, baseada na revisão de literatura, visa perceber a relação entre a auto liderança e a criatividade, objetiva igualmente entender o papel da auto-dúvida como mecanismo moderador nessa relação. O estudo centrou-se na população de 18.234 estudantes do Grupo Lusófona em Portugal Continental, foi recolhida uma amostra não probabilística de 707 estudantes, dos quais 27.6% trabalham e estudam. Na amostra recolhida, 59% dos indivíduos pertencem ao género feminino e 41% ao género masculino, 67.2% pertencem a uma faixa etária menor ou igual a 24 anos. Os participantes no estudo preencheram um Questionário Sociodemográfico, instrumento vocacionado para investigações com metodologias quantitativas, com 67 perguntas distribuídas por três escalas, auto-liderança, criatividade e auto-dúvida todas elas com uma escala de Likert de cinco pontos. Em resposta à pergunta de partida, "Em que condições de auto-dúvida a relação entre a auto-liderança e a criatividade é positiva ?" Os resultados deste estudo demonstram que a auto-liderança exerce uma influência significativa e positiva sobre a criatividade, demonstram igualmente, que a auto-dúvida tem a capacidade de moderar a relação entre a auto-liderança e a criatividade, tornando essa relação não significativa quando a auto-dúvida está presente como variável moderadora e em condições elevadas. Palavras Chave: Auto-liderança, Criatividade, Auto-dúvida
Os fatores determinantes da intenção de uso : uma aplicação às retrosarias online
(2024) Peres, Joana de Fátima Barata; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
As retrosarias locais estão a desaparecer em Portugal - preocupação que motiva a in vestigação, que intenta perceber a relação dos consumidores de produtos de retrosaria com a tecnologia, focando-se num modelo que suporta a descoberta dos fatores determinantes para a Intenção de Uso de Retrosarias online. O foco na implementação das Retrosarias online existe por se acreditar que as plataformas de venda online podem funcionar como impulsionadores complementares dos negócios locais (apreciados, mas a cair em desuso), sem os substituir ou adulterar, propondo uma aproximação à vertente tecnológica dos consumidores que utilizam estes produtos e captar a atenção de consumidores desatentos da potencialidade dos produtos de retrosaria. Concluiu-se que os indivíduos demonstram interesse na utilidade que as plataformas de venda digital podem oferecer, facilitando o processo de compra e o seu quotidiano. A utili zação de tecnologia no seu dia-a-dia é encarada com otimismo e, mesmo apresentando algumas reservas em relação à segurança dos seus dados e presença online, estão confortáveis com o Uso destas plataformas. Para chegar as estas conclusões, recorreu-se a um Modelo de Equação Estrutural, tes tado através de uma metodologia quantitativa, em indivíduos residentes em Portugal. Foi tes tada a qualidade e validade do modelo e foram analisados os resultados, que complementam o material já existente na comunidade científica têxtil e com sugestões para a reinvenção do pa norama das retrosarias em Portugal, presente na maior parte da herança deixada de geração em geração e que à maior parte das famílias portuguesas é querido. Palavras-Chave: Aceitação tecnológica; Intenção de uso; Retrosaria; Perceção de utilidade; Perceção de facilidade de uso; Retrosarias online
O impacto das matérias relevantes de auditoria nos relatórios de auditoria das entidades cotadas da Espanha
(2024) Cupertino, Eliete Pereira; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
Este estudo visa a análise da aplicação da norma International Standard on Auditing 701 - Comunicar Matérias Relevantes de Auditoria no relatório do auditor independente - em Espanha. Para tal, foi feito um levantamento dos relatórios de auditoria de 100 empresas cotadas na Bolsa de Madrid durante o período de 2019 a 2021, analisando o número médio e quais as matérias divulgadas nestes relatórios, e como as caraterísticas do auditor e da empresa auditada influenciam o número de matérias relevantes de auditoria divulgado. Os dados recolhidos dos relatórios de auditoria contidos nos relatórios e contas das empresas foram tratados no software SPSS e os resultados podem ser verificados no capítulo quatro deste trabalho. Deste estudo conclui-se que reconhecimento de rendimentos, a recuperação de ativos por impostos diferidos, as provisões e contingências, mensuração e imparidade nos ativos fixos tangíveis e a imparidade no goodwill são as matérias mais comunicadas nos relatórios de auditoria da Espanha, sendo que, em média, são divulgados 2,36 matérias por relatório. Também se conclui que existe uma associação negativa entre o número de matérias e a rendibilidade da empresa bem como o facto de a empresa ser auditada por uma BIG 4, e uma associação positiva em relação ao nível de endividamento e à dimensão da empresa auditada. A relevância do presente estudo prende-se na comunicação de evidências empíricas sobre os fatores determinantes na divulgação de matérias relevantes de auditoria em Espanha. Palavras-chave: Matérias relevantes de auditoria, característica das empresas, relatório de auditoria, empresas cotadas em Espanha