Publicações científicas Universidade Lusófona

O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.

 

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  • Dissertações e Teses
  • A Universidade Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal e é parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português.
  • A ULusófona - Centro Universitário do Porto é uma Instituição de Ensino Superior que assume a vocação de ensino, formação e investigação e que, simultaneamente, visa angariar um caráter próprio e diferenciador no respeita ao desenvolvimento científico, cultural, económico e social.

Entradas recentes

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Moov
(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Louro, António; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
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Generative art with swarm landscapes
(Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), 2020) Fachada, Nuno; Fernandes, Carlos M.; Rosa, Agostinho C.; Andrade, Diogo Nuno Dias Mesquita Gomes de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
We present a generative swarm art project that creates 3D animations by running a Particle Swarm Optimization algorithm over synthetic landscapes produced by an objective function. Different kinds of functions are explored, including mathematical expressions, Perlin noise-based terrain, and several image-based procedures. A method for displaying the particle swarm exploring the search space in aesthetically pleasing ways is described. Several experiments are detailed and analyzed and a number of interesting visual artifacts are highlighted.
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Encounters of cultures in doctoral supervision : productive or problematic?
(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Pinto, Susana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
No âmbito da internacionalização do ensino superior, as universidades portuguesas têm vindo a receber um número crescente de estudantes de países de língua oficial portuguesa (CPLP), nomeadamente ao nível do doutoramento, o que coloca questões relacionadas com a dimensão intercultural da supervisão. A investigação em Portugal sobre esta questão é escassa e este artigo, centrado em doutorandos da CPLP e seus supervisores no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, pretende responder às seguintes questões: na situação de supervisão doutoral intercultural, na qual estudantes e supervisores estão envolvidos, que culturas se encontram? Este encontro é produtivo ou problemático? Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze estudantes e oito supervisores. Os resultados da análise temática indicam que diferentes culturas se encontram: culturas pedagógicas/académicas; backgrounds linguísticos; culturas de investigação e conhecimento e culturas de comunicação. Estudantes e supervisores reconhecem que o encontro dessas diferentes culturas traz potencialidades (visão produtiva) e constrangimentos (visão problemática) que serão discutidos. Palavras-chave: supervisão doutoral intercultural; ensino superior português; estudantes da CPLP.
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Influência de duas técnicas diferentes no tamanho e potencial zeta de nanopartículas de poli(D.L-láctico-co-glicólico)
(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Martinho, Nuno; Rosado, Catarina; Reis, Catarina Pinto; Escola de Ciências e Tecnologias Saúde
O objectivo deste estudo consistiu na análise de diferentes parâmetros de formulação e processo e a sua influência no tamanho e potencial zeta de nanopartículas de poli(D,L-láctico-co-glicólico) (PLGA) preparadas por dois métodos diferentes, especificamente, emulsificação espontânea com difusão de solvente (m-SESD) e deslocamento de solventes (SD). As nanopartículas foram produzidas com um tamanho entre um intervalo de 200-300 nm para os dois métodos. O processo de liofilização causou o aumento do tamanho das nanopartículas para 300-500 nm. A presença de agente emulsivo aumentou a estabilidade das nanopartículas. Por outro lado, o tamanho de partículas dependeu do tipo de fármaco utilizado (ibuprofeno ou ácido azelaico). O rendimento de produção das nanopartículas foi de 96,0% para as nanopartículas produzidas com poloxamer 188 e de 94,0% para as partículas produzidas com laurilsulfato de sódio. Este estudo demonstrou esta formulação poderá ser considerada muito promissora sendo que o método m-SESD reveou-se mais eficaz para os parâmetros analisados.
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Improving the CS Curriculum of a Top-Down Videogames BA
(Association for Computing Machinery, 2022-11-21) Fachada, Nuno; Serra, Pedro; Códices, Nélio; Luz, Filipe; Andrade, Diogo Nuno Dias Mesquita Gomes de; LOPES, LOUIS PHILIPPE SIMÕES CASTELO BRANCO; Fonseca, Maria Micaela; Neves, Pedro Pinto; Stikkolorum, Dave; Rahimi, Ebrahim; Stuurman, Sylvia; COPELABS (FCT) - Centro de Investigação em Computação Centrada nas Pessoas e Cognição (CTS); Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human Interactions
We present a targeted curricular improvement on an interdisciplinary Videogames Bachelor of Arts, to be implemented in the 2022/23 academic year. The aim is to solve student adaptation issues with the program’s interdisciplinarity that were heightened by the COVID-19 pandemic.