Publicações científicas Universidade Lusófona
O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.
Comunidades
Selecione uma comunidade para navegar nas suas coleções
- Dissertações e Teses
- A Universidade Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal e é parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português.
- A ULusófona - Centro Universitário do Porto é uma Instituição de Ensino Superior que assume a vocação de ensino, formação e investigação e que, simultaneamente, visa angariar um caráter próprio e diferenciador no respeita ao desenvolvimento científico, cultural, económico e social.
Entradas recentes
Contribution to incorporation of non-recyclable plastics in bituminous mixtures
(2025) Fonseca, João Clérigo; FE - Faculty of Engineering; ANTUNES, VITOR FILIPE SILVA; Freire, Ana Cristina
Nos últimos 50 anos, a produção mundial de plástico registou um aumento exponencial, levando à procura de novas soluções que reutilizem estes resíduos. Este estudo explora a incorporação de resíduos plásticos não recicláveis em misturas betuminosas, pretendendo desenvolver uma solução sustentável com desempenho igual ou superior ao das misturas tradicionais para camadas de desgaste em pavimentos rodoviários. Selecionaram-se dez amostras de resíduos plásticos colhidos num centro de resíduos, onde apenas uma tinha valor comercial. Obtiveram-se 75 amostras após separação visual e ensaios de densidade. Avaliou-se o ponto de fusão dos plásticos, identificando os mais adequados para incorporar por via húmida. A via húmida revelou se ineficaz devido à fusão parcial do plástico no betume. O estudo prosseguiu pela via seca, formulando-se uma mistura com 10% de plástico, validada através de ensaios Marshall. Posteriormente efetuou-se ensaios de sensibilidade à água, deformação permanente, fadiga, módulo de rigidez, macro e microtextura, recuperação de betume e uma avaliação ambiental e económica. Os resultados obtidos mostraram maior flexibilidade e resistência à água, elevada resistência à deformação permanente, menor rigidez e suscetibilidade a variações de frequência e temperatura. Estes resultados indicam que a adição de plástico melhora as propriedades das misturas betuminosas e reduz custos, oferecendo uma alternativa sustentável para os resíduos plásticos na construção de estradas.
Explorando a perceção de doentes asmáticos sobre as necessidades de Serviços Farmacêuticos Digitais
(2025) Pardelinha, Mariana Gonçalves; Escola de Ciências e Tecnologias Saúde; Gregório, João Pedro Bernardo
A asma afeta mais de 5% da população mundial. As projeções indicam que essa prevalência poderá aumentar em 100 milhões de casos até 2025. Caracterizada por dificuldades respiratórias crônicas e sem cura, a principal abordagem terapêutica consiste na utilização de inaladores, cujo objetivo é controlar os sintomas da doença. No entanto, uma adesão insuficiente à terapêutica tem sido relatada, comprometendo o controlo da doença. Essa baixa adesão não apenas dificulta a gestão da doença, mas também contribui para o aumento nos custos de saúde. Nesse contexto, surge a necessidade de explorar abordagens inovadoras para melhorar a gestão da asma. Entre essas soluções, o suporte dos profissionais de saúde e as tecnologias digitais na saúde têm se mostrado promissoras, oferecendo ferramentas que podem potencializar a adesão ao tratamento e facilitar a autogestão. Este estudo explorou perceções de asmáticos sobre o uso de serviços farmacêuticos digitais, com base em 26 participantes. Resultados apontaram para o potencial de dispositivos digitais para monitorizar sintomas e reforçar o controlo da doença, embora que barreiras como custo e complexidade persistam. As farmácias foram identificadas como locais estratégicos para a implementação dessas soluções. Destaca-se a importância de estudos futuros sobre custo-eficácia e impacto a longo prazo.
Estudos psicométricos : versão portuguesa da “Sexual Consent Scale” – Revised (SCS – R)
(2024) Ribeiro, Filomena Maria Rosa Lopes; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; BEATO, ANA FILIPA GORDINO
Dissertação defendida em provas públicas na Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa no dia 09 de julho de 2024, perante o júri nomeado pelo Despacho de Nomeação nº 574 de 2024. - A violência sexual continua a preocupar as sociedades desenvolvidas e vem sendo alvo de debate e de estudo. A literatura mostra que a ausência de consentimento sexual se relaciona frequentemente com experiências sexuais percebidas como forçadas ou mesmo violentas. Apesar de ser um tema importante na atualidade, existem poucas medidas traduzidas e adaptadas capazes de avaliar este constructo e o seu impacto. O presente trabalho teve, assim, como objetivo realizar estudos psicométricos preliminares da adaptação da versão portuguesa da Sexual Consent Scale - Revised (SCS-R) (Humphreys & Brousseau, 2010), que mede as crenças, atitudes e comportamentos dos indivíduos em relação ao consentimento sexual e como este deve ser negociado entre parceiros sexuais. Os instrumentos usados foram a SCS R, a Escala de Crenças sobre Violência Sexual (ECVS) (Martins et al., 2012) e a Sexual Experiences Survey - Short Form Victimization (SES-SFV) (Koss et al., 2007). Participaram no estudo 420 adultos portugueses (18-74 anos de idade), com uma média de idades de 39,82 anos, que preencheram o protocolo online constituído pelos instrumentos SCS-R, ECVS e SES-SFV. Os resultados mostraram que a SCS-R possui boas qualidades psicométricas aos níveis da validade de constructo, validade convergente, sensibilidade e fidelidade, permitindo a sua utilização, tanto na prática clínica quanto na investigação científica.
Correlação de diferentes fatores com a quantidade e maturidade ovocitária em ciclos de doação de óvulos
(2024) Reis, Diana Monteiro dos; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; Rodrigues, Patrícia Carla Coelho
Este trabalho tem como objetivo principal avaliar possíveis correlações entre a idade, o IMC e a quantidade de gonadotrofinas administradas com a quantidade de ovócitos recolhidos nas estimulações ováricas em ciclos específicos para doação de ovócitos, bem como a sua maturidade. Uma análise mais profunda destas características pode ajudar a otimizar as estimulações ováricas controladas das dadoras de ovócitos e melhorar a qualidade ovocitária, aumentado assim as probabilidades dos casais e mulheres que recorrem a este tipo de tratamento alcançarem e concretizarem os seus projetos familiares, através da gravidez e nascimento duma criança saudável. Para alcançar este objetivo, adotou-se uma abordagem retrospetiva que incidiu sobre uma população de dadoras de ovócitos de um centro de fertilidade e envolveu uma análise estatística posterior. Os resultados obtidos indicam que as idades ideais para ciclos de doação são entre os 18 e os 25 anos, no entanto, mostraram-se inconclusivos em relação aos efeitos do IMC, levantando questões sobre a sua relevância como indicador de constituição corporal. Além disso, comprovou-se que a dose total de gonadotrofinas utilizadas nas estimulações não está diretamente relacionada com a quantidade e maturidade dos ovócitos recuperados. Os fatores em estudo não podem ser considerados como indicadores absolutos para prever os resultados das estimulações ováricas controladas, no entanto, em conjunto e quando combinados com outros fatores, trazem informações importantes sobre o estado de saúde reprodutiva e eficácia das dadoras de ovócitos. Esta pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada da potencial interação destes fatores nos ciclos de doação apontado para a necessidade de aprofundar este tema. A dissertação conclui com recomendações para futuras pesquisas e possíveis aplicações práticas dos resultados.
Vitrificação de embriões : sistema fechado vs sistema aberto
(2024) Reis, Ana Catarina dos Santos; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; Rodrigues, Patrícia Carla Coelho
A criopreservação de embriões é fundamental na área de procriação medicamente assistida e recentemente destaca-se um aumento do número de ciclos freeze-all. O método de vitrificação não só tornou mais eficiente a criopreservação, como também o descongelamento de embriões e de oócitos com a diminuição dos danos provocados pela formação de cristais de gelo. Inicialmente na vitrificação foi desenvolvido o método do sistema fechado no qual os embriões não entram em contato direto com o azoto líquido, pois as palhetas são seladas hermeticamente antes de entrarem em contato com o azoto e depois armazenadas em crio contentores. Posteriormente surgiu o método do sistema aberto, no qual os embriões são expostos diretamente ao azoto líquido. Ambos os métodos apresentam vantagens e desvantagens, mas a vitrificação pelo sistema aberto é mais utilizada nos laboratórios de fertilização in vitro. Esta dissertação teve como objetivo analisar a eficácia da vitrificação de embriões pelos sistemas fechado e aberto através da comparação de taxas de nascimentos provenientes de transferências embrionárias após a descongelação da clínica CEMEARE - Centro Médico de Assistência à Reprodução. Quanto aos resultados obtidos verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre ambos os sistemas, o que sugere que ambos são eficazes na vitrificação dos embriões.