Publicações científicas Universidade Lusófona

O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.

 

Comunidades

Selecione uma comunidade para navegar nas suas coleções

A mostrar 1 - 4 de 4
  • Dissertações e Teses
  • A Universidade Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal e é parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português.
  • A ULusófona - Centro Universitário do Porto é uma Instituição de Ensino Superior que assume a vocação de ensino, formação e investigação e que, simultaneamente, visa angariar um caráter próprio e diferenciador no respeita ao desenvolvimento científico, cultural, económico e social.

Entradas recentes

Item
O impacto dos estereótipos de gênero no Gender Gap em contexto escolar na área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) no Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo
(2024) Farias, Salete Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Martins, Alcina Manuela de Oliveira
A pesquisa tem como foco a marcante sub-representação de mulheres nas áreas STEM (Ciência,Tecnologia, Engenharia e Matemática), buscando analisar os fatores que explicam essa significativa disparidade de gênero. A investigação foi conduzida no contexto escolar, especificamente nos cursos STEM do IFMA Campus Monte Castelo, localizado em São Luís do Maranhão - Brasil. Os fundamentos teórico-metodológicos adotados seguiram o paradigma de Investigação Fenomenológico Interpretativo, incorporando abordagens tanto qualitativas quanto quantitativas. A população estudada incluiu adolescentes do sexo feminino matriculadas em cursos STEM de nível médio, bem como mulheres matriculadas em cursos STEM de nível superior no IFMA Campus Monte Castelo. Utilizou-se um questionário para coletar dados das participantes, e foram conduzidos três grupos focais com mulheres e um grupo focal com as adolescentes participantes. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com os Coordenadores de Curso dessas participantes. A análise qualitativa dos dados empregou a análise de conteúdo, organizada por meio do software Atlas.ti. Na análise quantitativa, recorreu-se à Análise Fatorial Exploratória para examinar as propriedades psicométricas do instrumento, seguida pela aplicação de estatística inferencial. Os resultados destacam que os fatores contribuintes para essa sub-representação estão distribuídos entre aspectos Individuais, Familiares, de Pares e Escolares, impactando negativamente o progresso, desempenho e retenção de mulheres nessas áreas, mesmo após ingressarem nos campos STEM. Uma análise aprofundada revelou subfatores específicos em cada um desses âmbitos. Observou-se que situações de preconceito de gênero ocorreram com maior frequência nas interações entre as participantes e seus colegas, permeando vários contextos, incluindo relações com colegas, docentes e familiares. Conclui-se que as razões para a escolha de cursos STEM não estão diretamente vinculadas à influência parental ou docente. Outros subfatores identificados, como autopercepção e habilidades matemáticas, identidades STEM, envolvimento e presença feminina nessas áreas e na docência STEM, atuam como fatores motivadores, exercendo influência direta e empática por parte das professoras e recebendo apoio familiar. Além de evidenciar a persistência do gender gap nos cursos STEM oferecidos pelo IFMA - Campus Monte Castelo, esta pesquisa proporciona contribuições significativas para a Educação, oferecendo insights valiosos sobre a sub-representação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Item
Museu como tecnologia social : reflexões à luz da Sociomuseologia
(2025) Luiz, Nathália Pamio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Cândido, Manuelina Maria Duarte; MOUTINHO, MÁRIO CANEVA DE MAGALHÃES
A tese Museu como Tecnologia Social: reflexões à luz da Sociomuseologia investiga o papel dos museus como instrumentos de inovação social, à luz das tecnologias sociais, com ênfase nas perspectivas da Museologia Social e da Sociomuseologia. A pesquisa analisa como práticas museológicas participativas podem promover desenvolvimento local, inclusão e coesão social, especialmente em museus que assumem a função social como princípio estruturante de suas ações junto às comunidades com as quais se relacionam. Parte-se da concepção de Tecnologia Social como a articulação entre saberes populares e conhecimento técnico, visando a transformações sociais sustentáveis. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e envolveu a análise de referências teóricas, bibliografia técnica, políticas públicas, projetos museológicos específicos, redes e organizações colaborativas, plataformas de comunicação digital e visitas técnicas realizadas em Portugal. Também foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com especialistas e agentes da museologia social, incluindo Hugues de Varine, Raquel Gomes, Nádia Almeida e Márcio Carvalhal. A tese propõe um exercício de autodiagnóstico e reflexão crítica sobre o papel dos museus como tecnologias sociais, recodificando práticas e estratégias em direção a uma abordagem plural, dialógica e inclusiva. Os resultados apontam para o potencial dos museus como dispositivos estratégicos de inovação social, alinhados a agendas internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as diretrizes do ICOM e da UNESCO, iniciativas como SOMUS, e programas de cooperação internacional como o Ibermuseus. A pesquisa conclui que uma Museologia democrática e comprometida com a função social pode estruturar processos transformadores e sustentáveis nas comunidades, e que somar forças com as Tecnologias sociais pode trazer novas possibilidades e oportunidades para o setor.
Item
Exercício físico para pessoas com doença crónica : Exercício físico para pessoas com doença oncológica
(Direção-Geral da Saúde, 2022) Rodrigues, Bruno; Carraça, Eliana; Viamonte, Sofia; Dinis, José Maria; Joaquim, Ana; CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIFI2D)
Item
Communication strategy proposal for a luxury brand to avoid woke-washing accusation
(2025) Korn, Chessery Sunanda; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; ALEXANDRE, ILO AGUIAR REGINALDO
Enquanto o ativismo da marca e a sustentabilidade em grandes marcas de moda de luxo são bem analisados e frequentemente objeto de ceticismo, esta pesquisa examina se o mesmo se aplica a marcas emergentes que constroem a sua identidade em torno destes valores desde o início, fazendo com que enfrentem menos riscos de inautenticidade percecionada ou mesmo de woke-washing. A dissertação consiste num estudo de caso de uma pequena marca de luxo, analisando como a comunicação de ativismo nas redes sociais impacta o engagement, a perceção de autenticidade e o comportamento do consumidor. A análise das redes sociais e de um inquérito online revelou que declarações sociopolíticas e ambientais aumentam o engagement. Porém, a ausência de ações concretas e a comunicação inconsistente sobre CSR podem resultar em perceções de inautenticidade, menor disposição para pagar e menor probabilidade de partilha. O estudo oferece recomendações práticas para pequenas marcas de luxo: usar storytelling estratégico, desenvolver campanhas e destacar processos de produção para melhorar a transparência e a credibilidade. Realça ainda a importância de uma comunicação consistente sobre CSR e de ações concretas após declarações, sobretudo em períodos de grande visibilidade, como desfiles de moda, reforçando a autenticidade e evitando acusações de woke-washing.
Item
Automatização e utilização de tecnologias de informação no marketing digital
(2025) Barbosa, Bruno Alexandre Correia Gomes; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SARCINELLI, ARTHUR FRANCA
Esta dissertação explora o impacto da automatização, Inteligência Artificial (IA) e tecnologias relacionadas nas estratégias de marketing digital. Analisa como a IA, machine learning, big data e ferramentas de automatização melhoram a eficiência do marketing, personalizam as experiências dos clientes e otimizam decisões. Através de métodos mistos, incluindo revisão da literatura e entrevistas com profissionais de marketing, identifica tendências, desafios e questões éticas na adoção da IA. Conclui que, embora essas tecnologias melhorem a criação de conteúdos e a segmentação, também apresentam desafios como gestão de dados, privacidade e perda de empregos. Destaca a necessidade de equilíbrio entre avanços tecnológicos e supervisão humana, bem como a adaptação dos profissionais de marketing. As tecnologias emergentes, como LLM e PNL, irão intensificar a personalização e a interação com clientes. As empresas devem lidar com questões éticas, como segurança de dados e preconceitos algorítmicos, para garantir uma implementação responsável.