Publicações científicas Universidade Lusófona

O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.

 

Comunidades

Selecione uma comunidade para navegar nas suas coleções

A mostrar 1 - 4 de 4
  • Dissertações e Teses
  • A Universidade Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal e é parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português.
  • A ULusófona - Centro Universitário do Porto é uma Instituição de Ensino Superior que assume a vocação de ensino, formação e investigação e que, simultaneamente, visa angariar um caráter próprio e diferenciador no respeita ao desenvolvimento científico, cultural, económico e social.

Entradas recentes

Item
Exercício físico para pessoas com doença crónica : Exercício físico para pessoas com doença oncológica
(Direção-Geral da Saúde, 2022) Rodrigues, Bruno; Carraça, Eliana; Viamonte, Sofia; Dinis, José Maria; Joaquim, Ana; CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIFI2D)
Item
Communication strategy proposal for a luxury brand to avoid woke-washing accusation
(2025) Korn, Chessery Sunanda; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; ALEXANDRE, ILO AGUIAR REGINALDO
Enquanto o ativismo da marca e a sustentabilidade em grandes marcas de moda de luxo são bem analisados e frequentemente objeto de ceticismo, esta pesquisa examina se o mesmo se aplica a marcas emergentes que constroem a sua identidade em torno destes valores desde o início, fazendo com que enfrentem menos riscos de inautenticidade percecionada ou mesmo de woke-washing. A dissertação consiste num estudo de caso de uma pequena marca de luxo, analisando como a comunicação de ativismo nas redes sociais impacta o engagement, a perceção de autenticidade e o comportamento do consumidor. A análise das redes sociais e de um inquérito online revelou que declarações sociopolíticas e ambientais aumentam o engagement. Porém, a ausência de ações concretas e a comunicação inconsistente sobre CSR podem resultar em perceções de inautenticidade, menor disposição para pagar e menor probabilidade de partilha. O estudo oferece recomendações práticas para pequenas marcas de luxo: usar storytelling estratégico, desenvolver campanhas e destacar processos de produção para melhorar a transparência e a credibilidade. Realça ainda a importância de uma comunicação consistente sobre CSR e de ações concretas após declarações, sobretudo em períodos de grande visibilidade, como desfiles de moda, reforçando a autenticidade e evitando acusações de woke-washing.
Item
Automatização e utilização de tecnologias de informação no marketing digital
(2025) Barbosa, Bruno Alexandre Correia Gomes; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SARCINELLI, ARTHUR FRANCA
Esta dissertação explora o impacto da automatização, Inteligência Artificial (IA) e tecnologias relacionadas nas estratégias de marketing digital. Analisa como a IA, machine learning, big data e ferramentas de automatização melhoram a eficiência do marketing, personalizam as experiências dos clientes e otimizam decisões. Através de métodos mistos, incluindo revisão da literatura e entrevistas com profissionais de marketing, identifica tendências, desafios e questões éticas na adoção da IA. Conclui que, embora essas tecnologias melhorem a criação de conteúdos e a segmentação, também apresentam desafios como gestão de dados, privacidade e perda de empregos. Destaca a necessidade de equilíbrio entre avanços tecnológicos e supervisão humana, bem como a adaptação dos profissionais de marketing. As tecnologias emergentes, como LLM e PNL, irão intensificar a personalização e a interação com clientes. As empresas devem lidar com questões éticas, como segurança de dados e preconceitos algorítmicos, para garantir uma implementação responsável.
Item
Como as pessoas assistem e interagem com o Big Brother Portugal, através do Instagram
(2024) Lopes, Miguel Ângelo Rosa; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; ALEXANDRE, ILO AGUIAR REGINALDO
Na presente dissertação, vou aprofundar a ligação existente entre a aplicação Instagram e o programa Big Brother Portugal. Neste estudo, propomos-mos aprofundar os conhecimentos sobre o Big Brother em geral e também o formato português. O intuito da pesquisa é demonstrar se os espectadores do reality show interagem com o programa através do Instagram e de que modo o fazem. Para um trabalho mais completo, o uso da metodologia quantitativa é para recolher os dados que comprovem as hipóteses e respostas aos objetivos. Analisou-se a edição Big Brother Desafio Final, que iniciou a 7 de janeiro e terminou a 17 de março de 2024, o que nos permitiu analisar gostos, comentários e hashtags, durante dez semanas. A presente análise revela-nos que o público interage bastante com o programa, apesar de não ser algo linear. Os temas com mais likes são desistência (42.951), vencedor (40.951) e a entrada de um concorrente (30.493), reforçando que a forte interação se deve à fama que os participantes já carregam. A nível de comentários, os temas foram salvação e desistência que somaram um total de 10 727, 9 022 e 8 227 comentários. Outro facto que podemos destacar, é que as quantidades alargadas de interação por parte do espectador, se devem também ao facto de que os concorrentes que estão na casa já são conhecidos pelo público. A diferença é que, concordando ou não com a situação, o espectador pode colocar like mas, quando se trata de um comentário, quem o faz sente a necessidade de partilhar o que pensa.
Item
Diretrizes para estimular o desenvolvimento (de comunidades) do interior
(2025) Vianna, Liandra Araújo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Rodrigues, António José de Macedo Coutinho da Cruz
O presente estudo parte da problemática do crescente decréscimo da qualidade de vida nas grandes cidades ao redor do mundo, em alguns aspectos (social, econômico e psicológico) e do evento paralelo de desertificação demográfica (gradual evasão de moradores de cidades do interior). Para tal, investigou-se as principais causas de ambos os fenômenos a fim de compreender suas origens e orientar possíveis soluções. Esta investigação fundamentou-se em autores de disciplinas diversas como biologia, antropologia, psicologia, políticas públicas, entre outras, a fim de buscar inspiração para a solução de ambos os problemas: ? A superpopulação das grandes cidades e sua relação com o aumento da solidão e de doenças mentais e físicas. ? O esvaziamento compulsório de pequenas cidades do interior. Além disso, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, investigou-se iniciativas existentes em diversas vertentes e países, bem como entrevistou-se moradores de uma cidade do interior da Itália, em campo. Com base nas descobertas feitas nesta fase, entendeu-se que como qualquer problema de cunho social e complexo, existem muitos fatores que influenciam a decisão de permanecer ou se mudar para algum lugar, e que uma solução engessada não provocaria os resultados desejados com a intensidade necessária. Como foi observado que muitas das iniciativas que já estão a ser testadas, só atendiam a poucas das necessidades globais de um ser humano, entendeu-se o porquê de seus efeitos serem em pequena escala e muito pontuais. O que levou a conclusão de que a solução proposta deveria, assim como o problema, ter uma abordagem mais holística do que as já existentes. Da união destas fontes de conhecimento, extrairam-se diretrizes para a ocupação do interior, que podem, e devem, ser adaptadas a diferentes realidades locais, que objetivam atrair novos moradores e fazer com que os existentes possam ter a escolha de permanecer ou não em suas cidades. Tais diretrizes tem como base as necessidades do ser humano de acordo com o modelo de Maslow e casos de sucesso já testados e comprovados ao redor do mundo. Como se trata de um modelo teórico, para que sua eficácia seja comprovada, se faz necessário a implementação do mesmo empiricamente, para que seus resultados possam ser testados, mensurados e as diretrizes possam ser ajustadas de acordo.