Publicações científicas Universidade Lusófona
O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.
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Entradas recentes
Peregrinação, desconexão e turismo no caminho de Santiago de Compostela
(2025) Santos, Edna Gonçalves dos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; JORGE, ANA MARGARIDA FERREIRA RATO
A peregrinação é uma prática amplamente conhecida, e realizada desde tempos imemoriais, como uma forma de manifestação religiosa e, mais recentemente, de busca por experiências de fundo espiritual, o que atrai indivíduos com diferentes objetivos e faz com que seja um fenómeno que extravasa o sentido religioso, adquirindo contornos pós-seculares. Em uma sociedade hiperconectada em que é difícil encontrar espaços onde a desconexão seja privilegiada no lugar da conexão, a peregrinação apresenta-se como uma alternativa às modalidades de turismo convencionais. Este estudo teve enfoque na peregrinação a Santiago de Compostela, com uma abordagem etnográfica, com o objetivo de compreender com os peregrinos se relacionam com os media digitais e como a desconexão é percebida pelos peregrinos que decidem percorrer o Caminho, e em como usam os media digitais para realizar a peregrinação. Através da observação online de publicações no Instagram, entrevistas com anfitriões de albergues destinados a peregrinos, observação participante e entrevistas informais com peregrinos enquanto estes realizavam a peregrinação, buscamos compreender como os media digitais estão presentes nesta prática. Os métodos utilizados possibilitaram a obtenção de um panorama amplo a respeito da relação dos peregrinos e anfitriões com os media digitais, e como os dilemas relacionados à conectividade são percebidos pelos participantes. Foi possível observar como a desconexão está presente, direta ou indiretamente, nas motivações para a peregrinação, como uma forma de fuga da rotina, contato com a natureza ou outras razões para um turismo offline. A observação nos alojamentos para peregrinos e as entrevistas com os anfitriões nos ofereceram pistas de como os espaços de acolhimentos estão preparados para receber os peregrinos, como o convívio entre os peregrinos pode ser facilitado e/ou incentivado, e como isso pode impactar a experiência da peregrinação.
Trade marketing e lançamento de novos produtos : Bridgestone NV/SA com sucursal em Portugal
(2024) Lupi, Maria de Sousa Freitas; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; LOPES, MARTA MARIA CORDEIRO
O relatório de estágio foi realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais, da Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa.Realizei o estágio na empresa Bridgestone Europe NV/SA com Sucursal em Portugal. Teve uma duração de quatro meses, de 2 de agosto de 2023 a 1 de dezembro de 2023. Ao longo do estágio desempenhei várias atividades em diversas áreas no departamento de marketing da empresa, tais como: trade marketing; marketing de produto, serviço e soluções; ativação de marca; relações-públicas, comunicação e marketing digital; e controlo e planeamento de budget.O presente relatório demonstra as atividades que desempenhei ao longo do período em questão, com maior foco nas áreas de trade marketing e lançamento de novos produtos. Com a competitividade dos mercados, surgiu a necessidade das empresas criarem uma área de trade marketing dentro do departamento de marketing, com foco nas relações com os canais de distribuição e, consequentemente, com os consumidores finais. Também surgiu a necessidade de apostarem em inovação para se diferenciarem dos seus concorrentes e acrescentarem valor.
Editorial
(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Bracons, Hélia; Marques, Jacqueline; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; LusoGlobe - Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade
Análise da imagem do serviço social e dos assistentes sociais da imprensa escrita portuguesa
(2022-10-03) Marques, Jacqueline Ferreira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; LusoGlobe - Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade
Este artigo pretende ser uma primeira aproximação exploratória de análise da imagem, em Portugal, do Serviço Social na imprensa, durante a fase da pandemia (de março de 2020 a março de 2021). Escolhemos dois jornais de relevância no país: o “Público” e o “Expresso” na versão on-linecom o intuito de compreender se existem notícias, reportagens, artigos de opinião etc. acerca do Serviço Social e das assistentes sociais de modo a entender qual a imagem que essas peças transmitem. Nos dois jornais,foram publicadas no período em análise,73 peças jornalísticassobre o assunto. Concluímos que existem nas diferentes peças quatro “perfis” de assistentes sociais: i) de garante alimentos; ii) de burocrata; iii) de “missionário” e; iv) de crítico.
Pandemic and perceived health status : a case study
(Saima Consult Ltd, 2021) Marques, Jacqueline; Teixeira, Mónica; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration; LusoGlobe- Lusófona Centre On Global Challenges; INTREPID LAB - Research for Business and Society; FCESE - Faculty of Economic, Social and Business Sciences
Each older person's perception of their health status is a fundamental factor in understanding quality of life and should be considered in social interventions. Health is one of the main concerns of the elderly, since at this stage of life there is a change in functional capacity and, consequently, a greater sense of fragility and dependence. The aim of this study was to analyze the perceived health of a group of elderly people attending the Day Care Centre (DC) and Home Support Service (HSS), as well as its comparison with the previous year, with the peer group and with the impact of the Pandemic. We conducted a questionnaire survey. We found that there is a relationship between gender and self-assessment of health status, with women being the ones who mostly make a negative assessment. Most of the older people had an "acceptable" value for self-assessment of health, followed by older people with a negative view of their health and only a very small number considered it to be positive. When health status was compared with the previous year the majority consider it to be "more or less the same" showing an adaptive process to ageing, followed by those who consider that their health status had worsened compared to the previous year. 38.1% of the elderly respondents considered that the pandemic had an impact on their health. All of them were female and belonged to the DC, a social response which suffered major impacts from the pandemic. Most of these elderly women consider that the greatest impact of this pandemic was at the psychological level