Percorrer por autor "Ferreira, Marta Sofia de Sousa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O contributo do trabalho coadjuvado em educação especial, no 1ºCEB(2014) Ferreira, Marta Sofia de Sousa; Mateus, Nuno, orient.O principal objetivo da nossa investigação centra-se no estudo do trabalho de coadjuvação entre o professor do Ensino Regular e o professor de Educação Especial, tendo em vista compreender de que modo o seu trabalho coadjuvado favorece (ou não) a inclusão dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com Necessidades Educativas Especiais. A revisão da literatura, a nossa refelxão pessoal e o desempenho profissional dos Professores nas suas práticas de coadjuvação com vista à Inclusão desse grupo de alunos na escola regular, constituiram o núcleo central da investigação levada a cabo. O universo do estudo é constituído por três professores do Ensino Regular (1º Ciclo) e por três professores de Educação Especial do concelho de Valongo. O instrumento utilizado nesta dissertação foi a entrevista semi-estruturada. Optou-se por um estudo de caso que assenta numa metodologia qualitativa. A coadjuvação entre os professores revela-se fundamental. A análise dos resultados permitiu clarificar que a coadjuvação entre os docentes é um elemento chave na inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola regular. Constatou-se, ainda, que os docentes procuram trabalhar colaborativamente, de modo a encontrar as melhores respostas para os seus alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste âmbito, a atuação coadjuvada dos docentes contribui para a criação de um ambiente de inclusão. O estudo termina com recomendações futuras, apresenta sugestões para a realização de futuros projetos e limitações do estudo. Pretende-se que este estudo contribua para que os docentes realizem cada vez mais, um trabalho coadjuvado, com vista à inclusão e ao sucesso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.