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Percorrer por autor "Furtado, Elisangela Semedo"

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    A Criminalidade Infanto-Juvenil : intervenção adotada pelo Centro Educativo na Recuperação dos Jovens Delinquentes que cumprem a Medida Tutelar Educativa
    (2014) Furtado, Elisangela Semedo; Sousa, Óscar Conceição de, orient.
    A criminalidade constitui uma prática anti–social capaz de impedir o desenvolvimento, progresso, paz e tranquilidade social. Por essa razão, a mesma, necessita de uma atenção especial por parte dos governantes, escolas, centros de formação profissional, psicólogos, sociólogos, ONG, Igrejas e pessoas coletivas. Pelo facto de se tratar do comportamento humano, que deve ser guiado constantemente pelas normas sociais, urge a necessidade dos jovens serem educados, reeducados e reintegrados pelas instituições. Neste âmbito, o estudo que apresentamos é uma investigação que se intitula Criminalidade Infanto-Juvenil tendo como principal objetivo analisar quais as Medidas Estratégicas de Intervenção na área do Serviço Social face a este problema (Criminalidade Juvenil) e também analisar os Tipos de Intervenção que constam e são recomendados num Projeto Educativo do Centro Educativo Padre António de Oliveira na Recuperação dos Jovens delinquentes e verificar se os Egressos testemunham mudanças e elencar as boas práticas e as menos boas práticas. Para alcançar o conhecimento sobre esta problemática, utilizamos a metodologia qualitativa, tendo o estudo empírico sido desenvolvido com base na observação descritiva dos contextos onde os jovens estão a cumprir medidas educativas em regime fechado e recolheu-se, através da entrevista, a opinião de uma pessoa responsável pelo Centro Educativo em questão que, com o seu testemunho, fornece uma visão pessoal sobre a problemática em estudo e a forma como a Instituição a enfrenta, ajudando a compreendê-la na sua totalidade. No que concerne à investigação, o estudo tinha como objetivo analisar 4 fontes: os documentos estruturantes da intervenção em um centro educativo, O Regulamento Interno (RI), que elabora todo o funcionamento do centro, o Projeto de Intervenção Educativa (PIE), documentos que estruturam e organizam a intervenção educativa, a observação direta feita no centro, bem como a entrevista a uma Responsável pelo Centro.
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