Percorrer por autor "Justino, Daniel Filipe Rego"
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Item Relatório de estágio pedagógico em Educação Física realizado na Escola Básica de Mafra(2024) Justino, Daniel Filipe Rego; Faculdade de Educação Física e Desporto; Rosa, Bruno da Cunha Luís de AvelarO presente relatório de estágio apresenta uma descrição detalhada das intervenções pedagógicas ao longo do período de estágio, abordando as decisões, reflexões, balanços, estratégias adotadas nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. As atividades planeadas e implementadas ao longo do estágio pedagógico demonstram um compromisso com a criação de uma sociedade sustentável e inclusiva, sublinhando a importância da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos. Na área da Lecionação, foram implementadas diversas estratégias para superar os desafios apresentados pela turma, com foco na integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através do projeto de lecionação "oportunidades para a orientação de nível elementar", procurou-se alinhar as aulas de Educação Física com os ODS, promovendo um ensino eclético, inclusivo e que vai ao encontro das necessidades dos alunos. Na Direção de Turma, foi promovido um ambiente de aprendizagem cooperativo e inclusivo, com ênfase no desenvolvimento pessoal e social dos alunos durante as aulas de cidadania, juntamente como o acompanhamento dos alunos e coordenação com o concelho de turma. O projeto "Hidratação, mais e melhores oportunidades" estendeu-se para a saída de campo que foi o evento culminante de ambos os projetos de lecionação e direção de turma, indo ao encontro dos ODS. Relativamente ao Desporto Escolar, alinhando-se com os ODS, os alunos não só desenvolveram competências de basquetebol, como também competências sociais. O projeto "Oportunidades para além da competição" visou integrar os alunos que não podiam competir, numa comunidade sustentável. No Seminário "Lutar sem aleijar", foi realizada uma investigação focada para a inclusão de desportos de combate nas aulas de Educação Física. Consequentemente, foi aplicada uma ação que visou auxiliar na implementação dos desportos de combate via uma metodologia de ensino, visando mitigar as lacunas na formação dos professores. A resposta positiva dos professores participantes indicou um interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos para enriquecer o currículo escolar e promover uma abordagem mais diversa e completa da Educação Física.