Percorrer por autor "Rodrigues, Carla Patrícia Câmara Leme Mendonça Flôr"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A interação entre os docentes de educação especial e os docentes titulares de turma nas perspetivas de atores educativos de escolas do Funchal(2017) Rodrigues, Carla Patrícia Câmara Leme Mendonça Flôr; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A diferenciação do ensino e aprendizagem nas escolas do 1º ciclo, tem registado uma evolução significativa, no que se refere às crianças com necessidades educativas especiais (NEE). As mudanças, focalizadas na sala de aula e na gestão democrática das escolas, visam sobretudo mais inclusão e mais qualidade. Em conformidade, o objetivo geral deste estudo incide em analisar a interação entre os docentes de Educação Especial e os docentes titulares de turma, de escolas de 1º ciclo, do concelho do Funchal. A abordagem metodológica, de natureza qualitativa, recorreu a fontes e instrumentos de recolha de dados qualitativos e quantitativos, no contexto de escolas do 1º ciclo selecionadas no Funchal. Assim, foram realizadas 15 entrevistas a diretores de escola e ao coordenador do Centro de Apoio Psicopedagógico (CAP). Paralelamente, foram aplicados inquéritos por questionário a 82 docentes titulares de turma e a 41 docentes especializados em educação especial. Os resultados destacaram os efeitos positivos na inclusão de alunos com NEE, com relevo para a motivação, a interação e o trabalho cooperativo entre os docentes especializados em educação especial e os docentes titulares de turma. Além disso, segundo as perceções analisadas, o trabalho desenvolvido entre estes profissionais potenciou o envolvimento da comunidade educativa. Constatou-se ainda que, a liderança do/a Diretor/a de escola, que dinamiza e motiva a sua equipa para um trabalho cooperativo de qualidade, com aplicação de estratégias diferenciadas que promovam uma escola inclusiva favorecendo efetivamente a inclusão dos alunos com NEE.