Percorrer por autor "SOTO, MOANA CAMPOS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item "E a palavra se fez carne" : a influência de Paulo Freire nos museus e na museologia(2023) SOTO, MOANA CAMPOS; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNesta tese iremos abordar um tema que, apesar de ser apontado como central pelos principais atores do campo da Sociomuseologia ainda não recebeu um estudo aprofundado: identificar e sistematizar o papel do educador Paulo Freire nos museus e na Museologia, estabelecendo as influências teóricas diretas e reconhecendo as diretrizes socioeducativas para a construção de uma teoria e prática museológica voltada para o exercício consciente da cidadania. A Pedagogia freireana em grande medida tem sido esteio para a Sociomuseologia, os escritos sobre esta têm vindo a pontuar a relação ou mesmo a influência de Paulo Freire na formulação de seus conceitos e paradigmas, basta um olhar mais atento para perceber as presenças do pensamento freireano na Sociomuseologia, seja no discurso ou na sua práxis. Não apenas em extensão a obra de Paulo Freire irá se integrar, como ainda há espaço para o aprofundamento e a intensificação de sua utilização no campo dos museus e da(s) Museologia(s). Possibilidades que se afirmam e confirmam a cada dia, com a tônica da função educativa dos museus, onde essa é cada vez menos uma atividade exclusiva de uma seção específica, mas está integrada potencialmente em todas as atividades dos museus, sendo não mais apenas um instrumento auxiliar da educação formal, mas um espaço de educação permanente, ao longo da vida, voltada à cidadania e ao respeito da diversidade cultural, uma teoria e prática museológica comprometida com a comunidade, com o exercício consciente da cidadania e de corte freireano. Uma Pedagogia radical, crítica e dialógica agrega uma nova perspectiva à Sociomuseologia no seu campo teórico-aplicado, conduzindo-a ao esperançar num processo de aprendizagem comprometido com a vida. Palavras chaves: Sociomuseologia– Paulo Freire – Educação – Cidadania – Esperançar