Percorrer por autor "Souza, Satria Schinidher"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Orientação para o mercado e inovação : estudo aplicado ao setor do calçado(2019) Souza, Satria Schinidher; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O estudo aplica-se a 70 empresas do setor do calçado do polo I (Felgueiras). Como as empresas orientadas para o mercado tendem a ser mais inovadoras, ao procurar satisfazer os desejos bem como as necessidades de seus compradores prevendo o que o seu cliente quer antes que esse o saiba permitindo que os seus produtos possam ser inovados antes que se tornem obsoletos, criando valor ao seu cliente, para que possa usar como ferramenta estratégica competitiva. Porém com a presente globalização o mercado torna-se mais competitivo, as empresas desenvolvem mecanismos para manter os seus clientes fidelizados, e estudam cada vez mais o mercado de modo a perceber o comportamento dos compradores, o que os leva a optar por determinada empresa ou marca. A pesquisa se destaca por ser um estudo que tem crescido, onde na visão de alguns autores a orientação para o mercado deveria ser a cultura de qualquer empresa, uma vez que o setor do calçado tem grande importância no mercado Português, pois mesmo em tempo de grande crise ainda impõe-se de forma significativa. A partir do trabalho de Narver e Slater (1990), através da escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre a orientação para o mercado e a inovação, através da análise dos dados.