FCSEA - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCSEA - Teses de Doutoramento por assunto "ADULT EDUCATION"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Do livro didático à leitura literária : mediação e receção na formação do leitor da educação de jovens e adultos(2023) Silva, Jeanne Sousa da; Gonçalves, Maria Neves L., orient.Esta pesquisa, intitulada “DO LIVRO DIDÁTICO À LEITURA LITERÁRIA: mediação e recepção na formação do leitor da Educação de Jovens e Adultos”, sob à luz dos pressupostos da Estética da Recepção, objetivou investigar a abordagem dos textos literários existentes no livro didático e o processo de mediação docente desse recurso na EJA, e com base nos resultados obtidos apresentar uma proposta didático-pedagógica, para a leitura do texto literário, tendo como foco central o leitor. No aspecto metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa de um estudo de caso, agregando também instrumentos e técnicas quantitativas. Para coleta de dados os instrumentos eleitos foram a entrevista, realizada com professores e o questionário aplicado com os alunos do Centro de Ensino “Cidade de São Luís”, escola situada na capital do Estado do Maranhão - Brasil. A observação participante também foi um valioso instrumento de apreensão da realidade em salas de aula da EJA I, pois junto com os demais instrumentos fez ecoar as vozes dos sujeitos da pesquisa e com elas uma maior percepção sobre o contexto e a vivência deles na escola. Nesse percurso, utilizou se um referencial teórico voltado para três assuntos diferentes, mas que coadunam em sua natureza discursiva: o letramento literário; a formação do professor mediador e o livro didático. Essa aproximação foi necessária por conta da proposta pretendida, uma vez que se compreende a formação do leitor a partir de uma prática mediadora, voltada para o letramento crítico, tendo como fonte principal de leitura o texto literário, que nesse caso, foi analisado no suporte livro didático. A proposta utilizou como parâmetro o método recepcional, desenvolvido pelas professoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), no qual a leitura do texto literário segue algumas etapas definidas, com base na teoria da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1994), são elas: a determinação dos horizontes de leitura, o atendimento do horizonte, o questionamento e a ruptura do horizonte inicial e, por fim a ampliação dos horizontes de leitura do leitor. No entanto, diferente da pesquisa realizada pelas referidas professoras, a proposta desenvolvida utilizou-se de textos literários contidos no livro didático voltados para a EJA, com a intenção de apresentar a eficácia do método recepcional em turmas da EJA, evidenciando que o livro didático pode ser um excelente material de letramento literário nas mãos de professores que percebem sua prática como um instrumento significativo, baseada em atos de mediação e transformação, na qual o leitor ocupa lugar central.Item Propostas de atividades na língua oral no livro didático de língua portuguesa da EJA: encontro e desencontros(2016) Cardoso, Wanda Maria Braga; Porto, Zélia Granja, orient.Este trabalho aborda as atividades propostas no livro didático de Língua Portuguesa, com enfoque na modalidade oral da língua, com objetivo de investigar se essas atividades contribuem para o desenvolvimento das competências comunicativa e argumentativa do aluno em instância pública. Considerou-se pressupostos teóricos da Linguística da Enunciação de Benveniste (2005,2006), Bakhtin e Volochinov (2006), associados a conceitos de língua oral de Havelock (1994), Ong (1986), Olson (1995) e Marcuschi (2003), bem como da Sociolinguística, como Labov (2008), Scherre (1996) dentre outros, para associar, na sequência, as características da oralidade e ensino observando os conceitos de competências comunicativa e argumentativa, noção de livro didático, os PCNs e Proposta Curricular da EJA. Os procedimentos metodológicos foram pautados em uma pesquisa mista qualitativa e quantitativa, composta por um corpus constituído a partir de propostas de atividades do livro didático focadas na língua oral, uma entrevista semiestruturada com dez docentes da rede pública de ensino e coleta de dados por meio da técnica de observação em sala de aula. Foi realizada uma triangulação dos dados coletados com a fundamentação teórica e documental. Assim, os resultados apontam uma acentuada discrepância entre as atividades, os conceitos apresentados pelos professores entrevistados e suas metodologias com os pressupostos teóricos e os documentos oficiais, deixando evidente que a língua oral como objeto de ensino ainda não ocupa um lugar de destaque em sala de aula.