Revista Lusófona de Educação n.º 23 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 23 (2013) por assunto "ENSINO DE LÍNGUAS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A cultura linguística de alunos do 9.º ano : Reflexões em torno dos resultados de um inquérito por questionário aplicado no distrito de Aveiro(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Simões, Ana Raquel; Sá, Maria Helena Araújo e; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNuma sociedade marcada pela diversidade linguística e cultural, preparar os alunos para serem sujeitos activos na construção da cidadania europeia passa por desenvolver a sua cultura linguística, conceito norteador de um projecto desenvolvido junto de alunos do 9.º ano. Apresentaremos neste artigo o inquérito por questionário aplicado a 1.926 alunos do 9º ano do distrito de Aveiro (25% do universo), seleccionados a partir de uma amostra probabilística estratificada de tipo proporcional, tendo-se obtido a resposta de 1.836, que tinha como objectivos: caracterizar o perfil e projectos linguísticos dos alunos e identificar as suas representações face às línguas e aos povos. Os resultados obtidos, através de uma análise com o programa SPSS, apontam para uma visão linguística muito limitada por parte dos alunos (nos seus projectos curriculares e nas circunstâncias de contacto com as línguas), apesar de existir a consciência do papel e da importância da aprendizagem de línguas. As representações que têm das línguas e dos povos parecem condicionar os seus projectos linguísticos, já que equacionam contactar e/ou aprender as línguas que consideram mais próximas ou sobre as quais têm uma imagem mais positiva.