Revista Lusófona de Educação n.º 10 (2007)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 10 (2007) por assunto "EDUCATIONAL POLICY"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Teodoro, António; Aníbal, Graça; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as políticas educativas e os discursos que as justificam, num tempo de procura de integração de Portugal no espaço europeu após os anos sessenta do século XX e especialmente no quadro democrático do pós revolução de 1974, identificando uma relevância gradual no entendimento do papel primordial do sistema educativo no desenvolvimento económico. Defende que, especialmente a partir dos anos de 1980, e a partir de uma análise empírica das palavras - chave, se revela um carácter híbrido nos discursos dos responsáveis políticos que associa uma orientação construtivista numa perspectiva crítica com a apologia da eficácia do sistema entendida como necessária à produtividade económica. Considera-se a importância do contexto nacional e do sentido que as suas características conferem ao modelo globalizado de modernização para explicar por que a tendência homogeneizante da regulação internacional é mitigada por preocupações de cariz emancipatório.Item Revolução e Utopia : um programa de acção no campo educativo para uma sociedade a caminho do socialismo – Portugal 1975(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Teodoro, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância? O projecto de Decreto-lei de Educação Especial(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCirculou em meios privados e ultimamente na Internet, de livre acesso, o projecto de Decreto-lei de Educação Especial, o qual merece algumas reflexões.