CeiED - Artigos de Revistas Nacionais com Arbitragem Científica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer CeiED - Artigos de Revistas Nacionais com Arbitragem Científica por autor "Teodoro, António"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa(Center for Research in Education, Institute of Education of the University of Minho, 2020) Rosa, Vítor Alberto Valadas; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela; Teodoro, António; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNeste artigo apresentamos uma análise comparativa entre três questionários internacionais: o PISA, conduzido pela OCDE, e o TIMSS e o PIRLS, realizados pela IEA, tendo em conta os seus objetivos gerais e correlações entre os respetivos dados referentes a Portugal (por regiões da NUTS III). A revisão bibliográfica e documental mostrou como os resultados podem ser reformulados ou reinterpretados pelos diferentes atores sociais e que são vistos pelos decisores políticos e pelas organizações como uma ferramenta de comparação dos sistemas escolares, reveladora de pontos fortes e pontos fracos. A análise dos resultados gerais evidencia que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no PISA, nos três domínios avaliados (leitura, matemática e ciências), que melhorou no TIMSS em matemática e piorou em leitura no PIRLS. A análise comparativa por regiões revelou que existe uma diferenciação dos resultados por regiões e que, enquanto o fator domínio não se apresenta como relevante, o fator objeto de avaliação em cada estudo parece determinante para os resultados dos questionários. Revelou, ainda, que há uma relação direta entre o PIB/habitante e os resultados dos questionários nas regiões com valores extremos de PIB/habitante, mas que essa relação não existe para a generalidade das regiões.