Revista Lusófona de Educação n.º 25 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 25 (2013) por autor "Chapani, Daisi Teresinha"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Teoria crítica de Paulo Freire, formação docente e o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Souza, Ana Lúcia Santos; Chapani, Daisi Teresinha; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs demandas impostas pela sociedade da tecnologia e do conhecimento impõem novas exigências sobre a formação dos professores de Ciências Naturais. Postula-se que a educação científica ocorra desde os anos iniciais de escolaridade, para tanto, é necessário que a formação docente contemple, além dos aspectos tradicionalmente relacionados ao ensino para crianças, também aqueles relativos aos produtos e processos das ciências. Este trabalho teve por objetivo discutir as contribuições da teoria crítica de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais, enfocando os conceitos e pressupostos dessa teoria que possam oferecer instrumentos tanto para a crítica aos atuais modelos de formação docente, quanto para as necessárias mudanças que se impõem no ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais. Ponderamos que a formação docente para os anos iniciais fundamentada na práxis possibilita o reconhecimento do caráter histórico e mutável dos produtos da ciência e, além disso, fornece bases para a efetivação de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e investigativa no ensino de Ciências Naturais. Concluímos apontando algumas possibilidades para a formação dos professores para os anos iniciais de escolaridade capazes de contribuir para uma formação emancipadora.