Revista Lusófona de Educação n.º 25 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 25 (2013) por autor "Comas Rubí, Francisca"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item La transición en los modelos de la pedagogía del ocio a finales del franquismo a través de fuentes fotográficas : las colonias de verano de Can Tàpera en Baleares(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Sureda Garcia, Bernat; Comas Rubí, Francisca; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo é parte de um processo de pesquisa que visa explorar as possibilidades das fotografias como uma fonte para a história da educação. A historiografia positivista do século XIX trouxe imensas ferramentas metodológicas para analisar e criticar as fontes escritas. Apesar disso, não temos suficientemente desenvolvidos os princípios e as técnicas que nos permitem usar fluentemente as fotografias como fontes históricas. Este artigo visa dois objetivos: avançar na exploração de recursos e métodos que nos permitam melhorar o tratamento de fotografias como fonte histórica e fazê-lo através do estudo concreto de uma coleção de fotografias de um acampamento de verão. A exploração das fotografias como fontes históricas é baseada nas contribuições das ciências sociais, tais como a etnografia, a sociologia e a semiótica. A conclusão é que as fotografias podem fornecer informações que dificilmente se podem obter a partir de outras fontes, mas, por sua vez, é necessário que esta informação seja comparada e contrastada com outras evidências. Neste caso, podemos notar a transição que ocorre no final do franquismo e nos primeiros anos de democracia, entre uma pedagogia de lazer assente em modelos altamente formalizados e outros mais flexívels baseados na espontaneidade, liberdade e atividades recreativas.