__IJSIM : International Journal on Stereo & Immersive Media
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Percorrer __IJSIM : International Journal on Stereo & Immersive Media por autor "CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias"
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Item 3x3D – a sobreposição de imagens volumétricas como investigação estética do potencial da montagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Pereira, Fabiano; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasA sobreposição de imagens é um recurso de montagem utilizado desde os primórdios do cinema, quase sempre pouco reconhecido como efeito de verossimilhança. No filme 3x3D (França/Portugal, 2013), vários tipos de sobreposição que evidenciam esse estilo de montagem são empregues e, mais atipicamente ainda, somados ao efeito 3D. O intuito deste artigo é investigar a eventual originalidade deste procedimento, tanto a sua forma como o conceito, a partir de um levantamento da produção cinematográfica em 3D ficcional filmado – excluindo-se, portanto, as animações –, o pré-cinema e os cinemas experimental e expandido. A análise deve indicar como a montagem do filme acrescenta complexidade tanto à construção perceptível de imagens sobrepostas, quanto à imagem fílmica tridimensional. Assim, pode-se observar a relação do 3D nas imagens audiovisuais contemporâneas e estimar a sua possível evolução.Item Aplicações da fotografia a cores (processo Lumière) e da fotografia estereoscópica na medicina(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Peres, Marília; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasO que podem ter em comum as fotografias estereoscópicas e as fotografias a cores desenvolvidas pelos irmãos Lumière? Ambos os processos são ilusões, levando a perceção humana a reconstruir a impressão de profundidade ou da cor natural. Os dois tipos de fotografia necessitavam de aparelhos que permitissem a sua visualização, contribuindo para uma imersão do observador no objeto observado. A junção dos dois processos originou as imagens estereoscópicas a cores (autocromos estereoscópicos) que foram populares na época. Vistas com equipamento especial, elas produziam imagens em 3D que seduziam o observador do início do século XX. As fotografias estereoscópicas e os autocromos, longe de serem unicamente um instrumento de diversão ou artístico, desde cedo ocuparam um lugar primordial no desenvolvimento da medicina, bem como no seu ensino e divulgação. Através de uma abordagem histórica, pretende-se neste artigo analisar o papel destas duas técnicas fotográficas imersivas na medicina, de modo a sublinhar as semelhanças entre os dois processos, assim como conhecer as suas limitações.Item Gabriel Lippmann (1845–1921) & Frederick Ives (1856–1937) : The French Physicist Versus The American Inventor in the Pursuit of Colour and 3-Dimensionality(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Gamble, Susan; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasI explore the reception to photographic invention at the end of the nineteenth century and how photographic practice was embraced by the Academy with Lippmann’s Nobel Prize-winning process. Whereas Lippmann published a theory in the public domain, a requirement for the Nobel Prize, Ives was dependent on commercial sales. However, Ives was a critic of Lippmann’s process which competed with his own efforts for display and publicity. Here, I review the division of theory with mechanical invention that existed between Lippmann’s and Ives’ 3-Dimensional concepts. And I discuss the assessment by Herbert Ives (1882–1953), the son of Frederick Ives, of both these inventions.Item Ilusões impressas para um leitor-espectador no Brasil oitocentista : vistas e gravuras nas Marmotas de Paula Brito(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Martins, Bruno Guimarães; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasNa segunda metade do século XIX, a imprensa ilustrada dava os seus primeiros passos no Brasil Imperial, aproximando de uma forma inédita as figuras do leitor e do espectador. A experiência imersiva promovida pelos primeiros dispositivos ópticos era transposta para descrições textuais e para gravuras impressas que convocavam para a leitura a experiência ilusória das imagens ópticas. Este artigo tem como exemplos algumas “vistas” e imagens extraídas de três jornais de variedades impressos pelo editor pioneiro Francisco de Paula Brito (1809-1861). Publicados ininterruptamente de 1849 a 1864, A Marmota na Corte, a Marmota Fluminense e A Marmota trazem em seus títulos alusão às marmotas, designação utilizada para as caixas ópticas preparadas para o visionamento de estampas. Nestas folhas o leitor era atraído para a página impressa como se fosse o espectador que espreitava pelo orifício de uma caixa em busca da experiência de ilusão visual.Item Jornalismo imersivo : dez anos de pesquisa e produções(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Fonseca, Adalton; Lima, Luciellen; Barbosa, Suzana; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasEste artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos primeiros dez anos de pesquisa do jornalismo imersivo, fazendo uma relação com a prática jornalística. Parte-se da formulação inicial do conceito apresentado no trabalho de De la Peña et al. (2010). Explora-se com uma pesquisa bibliográfica uma metodologia de abordagem qualitativa, combinada com uma abordagem quantitativa através de uma análise bibliométrica das publicações acadêmicas sobre o conceito. Desta forma, elabora-se um mapeamento das investigações sobre o jornalismo imersivo em português, inglês e espanhol, e propõe-se uma categorização destes trabalhos considerando as respectivas abordagens. Observam-se também produtos imersivos profissionais explorados como corpus empírico nas publicações. Entre os resultados conclui-se que há uma escassez de pesquisas aplicadas e uma demanda por um tratamento mais aprofundado do jornalismo imersivo, para além de abordagens meramente descritivas. Regista-se ainda um desfasamento, ainda não abordado academicamente, entre o contexto a partir do qual o conceito de jornalismo imersivo foi desenvolvido e a prática relatada em publicações científicas.Item Revert Henry Klumb, a Coleção do Imperador e a fotografia estereoscópica no Brasil do século XIX(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Santos, Maria Isabela Mendonça; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasEste artigo apresenta uma análise das fotografias estereoscópicas de Revert Henry Klumb pertencentes à Coleção Thereza Christina Maria da Fundação Biblioteca Nacional (Coleção do Imperador). A partir de tais vistas estereoscópicas, procura-se compreender o papel que este meio visual desempenhou na configuração de um novo regime de visualidade no Brasil de oitocentos, bem como a participação da família real no processo de popularização deste medium na Corte imperial.Item Volumetria e montagem como instrumentos de experimentação no expressionismo abstrato do cinema de Ken Jacobs(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Souza, Fabiano Pereira de; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasEste artigo tem como objetivo reunir obras, propostas, características de estilo e análises relacionadas ao trabalho do cineasta experimental americano Ken Jacobs com efeito tridimensional, seja por meio de estereoscopia ou outras técnicas que ele tenha adotado. A questão da profundidade de campo e distribuição dos corpos na imagem é central no trabalho de Jacobs, mas ela não se pauta por representações verossímeis, pois a base da sua formação como artista se deu no escopo do Expressionismo Abstrato em meados do século XX. Com a tecnologia digital deste século, a produção do americano ligada à imagem tridimensional se intensificou e diversificou, de modo que falta ainda uma análise especializada mais ampla e aprofundada dessa parte de sua filmografia, propósito para o qual este estudo tem o intuito de contribuir.