Revista Lusófona de Educação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação por autor "Adão, Áurea"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os "Congressos Pedagógicos" na 1ª República : espelhos da(s) identidade(s) dos professores primários(Edições Universitárias Lusófonas, 2004) Adão, Áurea; Remédios, Maria José Lago dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem O ensino colonial destinado aos "indígenas" de Angola(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Noré, Alfredo; Adão, Áurea; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Memória para a frente, e...o resto é lotaria dos exames. A reforma do ensino liceal em 1947(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Adão, Áurea; Remédios, Maria José Lago dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA promulgação, em 1947, de um diploma legal reformando o ensino liceal, precedido e procedido de importantes dispositivos legais, enquadra-se na política educativa do Estado Novo, que se confronta então com o problema da identidade do ensino secundário e, especialmente, do ensino liceal. Nessa época, a Assembleia Nacional constituía um espaço político onde os discursos proferidos punham em evidência as medidas de governação de Oliveira Salazar e, simultaneamente, tornavam por vezes públicas as realidades existentes. Por outro lado, a imprensa periódica desempenhava, dentro dos condicionalismos que lhe eram impostos, o principal instrumento de difusão mais alargada das políticas adoptadas. Utilizando como fontes primárias, documentação existente no Arquivo Histórico do Ministério da Educação, actas das sessões da Assembleia Nacional e artigos de imprensa, com este estudo pretende-se pôr em destaque: o processo de preparação da reforma de 1947; os conteúdos das intervenções e o sentir dos deputados sobre o funcionamento dos liceus;o papel desempenhado por alguns jornais, com a publicação de artigos, estudos e notícias, que contribuíram naturalmente para a (in)formação da opinião pública sobre o sentido e valor do ensino liceal e daquela reforma.Item A narratividade educativa na 1ª fase da governação de Oliveira Salazar : a voz das mulheres na Assembleia Nacional portuguesa (1935-1945)(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Adão, Áurea; Remédios, Maria José Lago dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom a ascensão de Oliveira Salazar ao governo, no seguimento do golpe militar de 1926 que pôs fi m ao período de vida republicana democrática instaurada em 1910, começa a desenhar-se um processo conducente à instauração de um regime autoritário. A Constituição aprovada em 1933 define o novo regime que ficou conhecido por Estado Novo, sustentado ideologicamente por um pensamento antiliberal, de cariz católico, e que vai manter Portugal, em larga medida, alheio às profundas transformações com que se deparam as sociedades europeias. Não obstante, é este regime político que vai conceder às mulheres portuguesas não só o direito de voto, nunca alcançado durante a 1.ª República, apesar das reivindicações feministas, como lhes vai dar assento na Assembleia Nacional. A política educativa de Oliveira Salazar, entre 1935 e 1947, corresponde à formação e consolidação duma escola nacionalista, tendo por fi m preparar os novos homens e as novas mulheres que irão servir a sociedade portuguesa, sustentada em três pilares – Deus, Pátria e Família. Com esta comunicação pretende-se divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto Mulheres, educação, poder(es), cujo objectivo principal é trabalhar fontes primárias, como contributo para a escrita da História da Educação das Mulheres no Portugal contemporâneo. Tendo em atenção as intervenções das mulheres deputadas durante três legislaturas (1935-1945), propomonos enquadrar a participação feminina no espaço político, estudando os seus discursos, em função da categoria de género.Item O processo de construção das identidades dos professores : contributos para a sua compreensão histórica(Edições Universitárias Lusófonas, 2004) Adão, Áurea; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração