Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 08 (2007)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 08 (2007) por autor "Rosa, António Machuco"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Elementos para uma teoria dos novos Media(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Rosa, António Machuco; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste artigo procura identificar os principais elementos que constituem o modelo teórico que está a emergir em consequência do desenvolvimento dos novos media baseados em redes de computadores. A teoria dos novos media é comparada com os modelos clássicos da comunicação de massas, em especial com o de Shannon. Após ter-se traçar a evolução dos estudos em comunicação nos anos oitenta, tomamos como fio condutor de análise a distinção entre os níveis físico, lógico e de conteúdos presentes em qualquer meio de comunicação tecnologicamente mediado. Veremos então ser possível estabelecer uma ligação rigorosa entre a teoria geral dos sistemas complexos e os novos media, apontando o papel crucial do mecanismo de retroacção positiva e ainda a necessidade de pensar o conceito clássico de audiência. Finalmente, ao nível dos conteúdos, salientamos que os novos media obrigam a repensar o tema da propriedade intelectual.