Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011) por autor "Gardou, Charles"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Gardou, Charles; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO que há de mais cultural do que definir a deficiência e dar-lhe respostas? A deficiência afecta a pessoa mas também o seu contexto mais alargado, pressionando a ordem cultural reinante. Vem de qualquer modo corromper o ideal enraizado numa cultura. Um ideal que delimita a conformidade, define os “fora da lei”, elabora categorias, vigia o conformismo das pessoas, cria e sustenta processos de interação, de oposição ou de segregação. Este artigo interroga os modos de a conceber e de a tratar na nossa cultura. Questiona de facto o formato estabelecido e as representações culturais comuns. Numa perspetiva inclusiva, convida a uma “desconstrução” e a “Novas Luzes” em relação à deficiência.