Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011) por autor "Sanches, Isabel Rodrigues"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Diálogos(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA cultura, as políticas e as práticas da nossa escola, no que à educação inclusiva diz respeito, foi o mote para a conversa entre Isabel Sanches, professora da Universidade Lusófona, e Sofia, mãe de um jovem a quem foi diagnosticada síndrome de Asperger e professora de Educação especial.Item Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’ : as práticas de Educação inclusiva na escola(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA inclusão apresenta-se como um novo paradigma social que obriga a uma organização social flexível e funcional, assente no respeito por si e pelo outro e numa construção em permanência que faça sentido para cada um no contexto sócio cultural em que se insere. Educar, incluindo, é missão da sociedade em geral e da escola em particular. Aprender e ensinar, incluindo, é desafio para todos e utopia para muitos. Pretendemos, com este artigo, “meter as mãos na massa”, exemplificando e refletindo, para que possamos fazer do aprender e ensinar, incluindo, uma utopia realizável. Fomos buscar um trabalho de projeto desenvolvido em sala de aula, no âmbito do mestrado em Educação especial e, através dele, mas tendo como pano de fundo muitos outros que foram desenvolvidos segundo os mesmos princípios e preocupações, damos conta do como se pode tirar partido da diversidade do grupo e ganhar em termos académicos e sociais. Pelos resultados obtidos, podemos afirmar que experimentar novos/ outros modelos de atuação em sala de aula e na escola, refletir sobre a ação, para a validar e a tornar sempre mais eficiente, numa perspetiva de construção de mais e melhor conhecimento, torna o ensino e a aprendizagem mais eficazes e motiva sobremaneira os seus intervenientes.Item Editorial(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Sanches, Isabel Rodrigues; Teodoro, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração