Doutoramento em Educação Física e Desporto
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação Física e Desporto por autor "Cruz, João Paulo Ferreira de Sousa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A perceção dos pais sobre a educação física escolar(2020) Cruz, João Paulo Ferreira de Sousa; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.A afirmação e reconhecimento da Educação Física como área disciplinar ímpar e fundamental na formação dos seres humanos tem sido difícil ao longo dos tempos, o que se tem vindo a traduzir em percursos erráticos no que respeita à adoção de políticas públicas por parte dos agentes com responsabilidade de decisão. As perceções e convicções dos pais assumem, neste processo, um papel determinante, já que as suas opiniões, atitudes e tomadas de decisão acabam por legitimar, por via do voto, decisões políticas que podem inibir ou facilitar a afirmação da área disciplinar. O presente estudo, aplicando um modelo socioecológico, objetivou um melhor entendimento de como os progenitores encaram a Educação Física e como o seu posicionamento condiciona o estatuto da área disciplinar. Utilizando metodologias mistas, sobre uma amostra de 463 progenitores de alunos de dois agrupamentos de escolas da área metropolitana de Lisboa, com uma média de idades de 44,73 anos (DP=5,78), foi primeiro realizado um estudo extensivo, para recolha de dados quantitativos provenientes da aplicação de um questionário, para serem sujeitos a tratamento estatístico com caráter descritivo e inferencial e, assim, constituir a base do estudo intensivo, que se lhe seguiu. Este último foi concretizado através da análise de conteúdo de entrevistas a doze progenitores criteriosamente selecionados da amostra do estudo extensivo. Parecem constituir condições para a atribuição de um estatuto elevado à disciplina de Educação Física: uma boa experiência como alunos e uma boa perceção de competência daí decorrente; o reconhecimento de obtenção de aprendizagens com significado e relevantes em termos da formação do sujeito; a educação com caráter inclusivo, promotora de práticas colaborativas e de convívio. A melhoria do estatuto da área disciplinar estará dependente da implementação de medidas orgânicas de cariz socioecológico, com o compromisso de todos os agentes implicados no processo educativo.