Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016) por autor "García Rodeja Gayoso, Isabel"
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Item Un estudio se aula en torno a la controversia del lobo en Galicia(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Puig, Blanca; Blanco Anaya, Paloma; García Rodeja Gayoso, Isabel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSão analisadas as respostas de um grupo de professores em formação a duas atividades de avaliação crítica e argumentação sobre o lobo. As questões de investigação são: 1) Em que medida os participantes são capazes de identificar diferentes perspetivas sobre o lobo em manchetes de jornal e de reformulá-las de maneira argumentada?; 2) Que tipos de dados são utilizados para argumentar se o lobo deve ser ou não considerada uma espécie cinegética? Os participantes têm dificuldades para identificar e reformular de maneira argumentada. Em alguns casos substituíram termos concretos como “bicharada”, “devorador”, “importunador”, apesar de isso não conceder uma maior objetividade aos enunciados. Nos argumentos “contra” que o lobo seja espécie cinegética incluíram dados científicos relacionados com o papel do lobo no ecossistema, enquanto nos argumentos “a favor” defenderam que o facto de o lobo não ter predadores na cadeia trófica, podendo ser perigoso, do que se concluiu haver juízos desfavoráveis ao lobo.