Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016) por autor "Marchão, Amélia de Jesus"
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Item Ativar a construção do pensamento crítico desde o jardim-de-infância(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Marchão, Amélia de Jesus; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo quadro das pedagogias hodiernas da infância a criança é entendida como um ser com agência, como uma cidadã com direitos e com deveres. No jardim- -de-infância, e no entendimento da criança como cidadã, a intervenção da educadora de infância deve promover a emergência do pensamento crítico da criança para que a mesma aprenda a participar, a fazer escolhas, a tomar decisões e a construir uma atitude mais crítica e facilitadora da sua integração na sociedade. É do esmiuçar de um estudo que se desenvolveu, e que observou e interpretou criticamente as práticas das educadoras de infância, que resulta a identificação do processo de participação no planeamento e na escuta da voz das crianças como uma das principais estratégias para a construção do pensamento crítico. Nessas estratégias, o empenhamento das educadoras e o modo de questionamento por estas utilizado concorrem também para a agilização do pensamento mais elaborado da criança e para a sua participação mais ativa no quotidiano do jardim de infância. Deste modo, conclui-se que, quando associados, a participação das crianças no planeamento, os processos de escuta e o empenhamento das educadoras são fundamentais na criação de oportunidades para as crianças usarem o seu pensamento de modo mais complexo e crítico.