FCSEA - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCSEA - Teses de Doutoramento por autor "Bahia, Sara, orient."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A psicologia escolar : realidades emergentes do papel e funções do(a) psicólogo(a) escolar(2015) Silva, Laura Fernanda Pinto; Bahia, Sara, orient.A investigação que se apresenta teve por finalidade investigar o papel e as funções do(a) psicólogo(a) escolar e de que forma poderá o seu trabalho tornar-se mais reconhecido em termos de comparação/diferenciação com outras áreas interdisciplinares da Psicologia aplicada. O objetivo foi ainda desenvolver uma investigação que posteriormente funcionasse como documento de reflexão/orientação por parte da comunidade escolar para uma prática da Psicologia Escolar mais efetiva, na medida em que segundo a investigação de Meira (2000), a maioria dos profissionais (psicólogos/as) coaduna-se e aceita passivamente atuar de acordo com o mais convencional. A investigação conjugou quatro fases, tendo por base uma metodologia mista, para desenvolver a caracterização da atuação do(a) psicólogo(a) escolar em Portugal e ainda construir uma plataforma de apoio para este profissional. Esta investigação foi dividida em quatro estudos empíricos para demonstrar e clarificar o papel e a função do(a) psicólogo(a) escolar sob várias perspetivas. Para conhecer a perspetiva dos estudantes acerca dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), o estudo 1 utilizou uma metodologia quantitativa. Para analisar e explorar o papel e a função do(a) psicólogo(a) escolar na perspetiva dos(as) psicólogos(as) escolares, o estudo 2 utilizou uma metodologia qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. No estudo 3 o objetivo foi analisar e explorar o papel e a função do(a) psicólogo(a) escolar sob a perspetiva dos diretores das escolas portuguesas selecionados para a amostra, através de entrevistas semiestruturadas. Dado que o papel do(a) psicólogo(a) no campo da educação é fulcral, o estudo 4 teve como objetivo compreender a intervenção do(a) psicólogo(a) escolar junto da comunidade escolar. A metodologia utilizada foi observação participante e shadowing da prática profissional de dois psicólogos de escolas públicas de agrupamentos da região do Norte do País. Os resultados do estudo 1 apontaram que os estudantes, enquanto visados no processo de orientação vocacional, consideram a orientação vocacional como uma área importante na tomada de decisão relativamente à escolha da área vocacional e profissional. Através do estudo 2 foi possível constatar que os(as) psicólogos(as) escolares ainda seguem um modelo de atuação associado à predominância da avaliação e intervenção psicológica, apesar do destaque assumido pela orientação vocacional e pelos projetos desenvolvidos. Deste modo, é importante destacar que os(as) psicólogos(as) escolares participantes revelam um esforço no sentido de uma intervenção ativa e preventiva, em detrimento de uma ação meramente remediativa junto da comunidade escolar. Os resultados evidenciam ainda as dificuldades e obstáculos com que estes profissionais se confrontam, nomeadamente ao nível das condições de trabalho e reconhecimento do seu papel por outros profissionais do contexto escolar. Através do estudo 3 foi possível analisar a perspetiva dos diretores escolares relativamente ao papel e funções do(a) psicólogo(a) escolar nas escolas onde exercem a sua atividade, destacando-se a importância atribuída a este profissional ao nível da visão multidimensional sobre o contexto escolar. Para completar este quadro de análise, o estudo 4 permitiu observar as atividades predominantes relativamente ao domínio de intervenção do(a) psicólogo(a) escolar no seu quotidiano nas escolas, destacando-se a orientação vocacional, reuniões com outros membros da comunidade escolar e intervenção com alunos. Os resultados enfatizam os passos que têm sido dados no caminho percorrido pelos(as) psicólogos(as) escolares no contexto educativo rumo a uma intervenção progressivamente mais eficaz e eficiente. Não obstante, o caminho a percorrer é longo, pelo que o presente trabalho pretende contribuir para a divulgação de novas práticas junto destes profissionais, através da criação de uma plataforma online.