Cogitur : Journal of Tourism Studies
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Percorrer Cogitur : Journal of Tourism Studies por autor "Ribeiro, José Antunes"
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Item Gestão de um restaurante em épocas de crise(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Ribeiro, José Antunes; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO presente trabalho tem como principal objetivo,contribuir para melhorar a forma como um Estabelecimento de Restauração e Bebidas(ERB) deve ser gerido em tempos de crise. O termo “Crise”, independentemente do contexto em que é empregue, tem sempre uma conotação negativa e consequências para quem a padece.No mundo empresarial, uma crise, é a soma de circunstâncias que configuram um cenário e um ambiente desfavorável para atingir os objetivos empresariais desejados.Uma crise é, portanto, uma situação que favorece geralmente uma redução tanto das vendas como da rentabilidade do negócio, contrariamente à vontade e ao previsto pelo gestor/empresário.No entanto, seria “inocente “pensar que as épocas de bonança são eternas e que as crises são algo estranho e raro, porque não é assim.A atual conjuntura económica desfavorável, deverá ser combatida através do desenvolvimento e aplicação de estratégias que visem entre outras, a qualidade de serviço e valorização do produto, e não somente mediante reduções nos preços de venda.A atividade da restauração, é extremamente competitiva e muito se tem falado em propiciar experiências, como estratégia de diferenciação que visem a sua dinamização e melhoria dos serviços prestados.Como metodologia para o desenvolvimento deste pertinente tem a, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, que para além da vasta experiência (mais de trinta anos) do investigador,em grupos de restauração de referência, pretendeu-se encontrar outras fontes de suporte ao seu desenvolvimento.No desenvolvimento do tema, serão apresentadas algumas estratégias/sugestões, que a serem levadas a cabo, poderão ajudar a melhorar o progresso desta atividade.