Mestrado em Sociomuseologia
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Percorrer Mestrado em Sociomuseologia por autor "MOUTINHO, MÁRIO CANEVA DE MAGALHÃES"
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Item A expografia na perspectiva da sociomuseologia : olhares acerca da exposição insurgências(2024) Pires, Heloisa Vivanco; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; MOUTINHO, MÁRIO CANEVA DE MAGALHÃESEsta dissertação tem como objetivo contribuir para o estudo da Socioexpografia, com o propósito de estudar, examinar, compreender e debater a expografia na perspectiva da sociomuseologia. Neste escrito serão utilizados como base documental o Inquérito da Socioexpografia e a análise do manifesto "Definição Evolutiva da Socioexpografia", ambos desenvolvidos a partir de ações coletivas no âmbito do LabSE - Laboratório de Socioexpografia, e que buscam dialogar e compreender o papel da Socioexpografia no Departamento de Museologia, sua influência nas práticas expográficas e a relação com a Sociomuseologia. Observou-se a contribuição da Socioexpografia como ferramenta de comunicação museológica e análise de discursos. Este recorte se aplica, especificamente, a partir dos estudos da Sociomuseologia relacionados à Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”. Esta investigação toma como estudo de caso, a análise crítica do conteúdo da exposição "Insurgências", realizada no contexto da disciplina do segundo ano de mestrado - Laboratório de Museografia e Computação. Através dela, visa explorar as possibilidades da Socioexpografia e sua importância nos processos sociomuseológicos, ao manifestar-se como uma prática de construção coletiva. Palavras-chaves: Expografia, Socioexpografia, Expografia Social, Sociomuseologia, Museologia Social; Museologia InsurgenteItem Poéticas do olhar : os museus a partir da experiência de profissionais cegos e com baixa visão(2024) Gonçalves, Roberta Fagundes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Dorneles, Patricia Silva; MOUTINHO, MÁRIO CANEVA DE MAGALHÃESTendo por referência a vivência profissional da autora no campo da reabilitação de pessoas com deficiência em conjunto com ações museológicas, a presente dissertação propõe uma reflexão sobre o lugar dos museus na sociedade. Com base nos princípios da Sociomuseologia, buscou apontar as interfaces desta com o campo da Acessibilidade Cultural no contexto brasileiro. A fim de demonstrar a relevância de uma articulação que contemple as demandas referentes à implementação das acessibilidades enquanto recursos assistivos, mas que para além disso, possa priorizar o foco na emancipação, participação e representação social de pessoas com deficiência, a partir da experiência museológica. Foram realizadas cinco entrevistas com pessoas cegas e com baixa visão que atuam ou já atuaram profissionalmente junto a museus. A proposta propicia a atenção para essas experiências e levanta questões contemporâneas, como a crítica feminista ao modelo social da deficiência e a proposta de uma teoria aleijada, que insurgem nos estudos pós-coloniais e decoloniais. Tais insurgências resgatam a importância da interdependência nas relações da contemporaneidade. Com efeito, este trabalho destaca os museus enquanto lugares intermitentes e propiciadores de experiências, conexões e possibilidades de ressignificação e transformação, a partir da memória. Palavras-chave: Museus; Sociomuseologia; Acessibilidade Cultural; Deficiência visual; Experiência Museológica.