Revista Lusófona de Educação n.º 36 (2017)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 36 (2017) por autor "Lima, Valderez Marina do Rosário"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Lima, Valderez Marina do Rosário; Ramos, Maurivan GüntzelO artigo apresenta resultados de investigação cujo tema central é a interdisciplinaridade. A pesquisa pretendeu responder à seguinte indagação: quais são as percepções de um grupo de professores que atuam na Educação Básica brasileira sobre interdisciplinaridade em sua relação com aprendizagem em Ciências e Matemática? Os sujeitos de pesquisa foram 40 professores ingressantes em um curso de pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática oferecido por uma universidade situada ao sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos participantes e, para tratamento das informações, utilizou-se o método de Análise Textual Discursiva. A análise originou três categorias, denominadas: Caracterizações de interdisciplinaridade; Interdisciplinaridade como ilusão de mudança no espaço pedagógico; Interdisciplinaridade como possibilidade real de mudança no espaço pedagógico. Os resultados do estudo mostram que os participantes da pesquisa percebem a interdisciplinaridade de modo pouco claro, superficial e genérico, associando o tema apenas à integração de disciplinas. Entretanto, o conceito está mais claro para um pequeno grupo de docentes que vinculou interdisciplinaridade ao uso de pesquisa em sala de aula.