Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019) por autor "Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração"
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Item Les ambiguïtés sociales du progressisme pédagogique de John Dewey(Edições Universitárias Lusófonas, 2019-05-31) Alix, Sébastien Akira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoMuitos investigadores hoje tendem a estudar principalmente nas dimensões democráticas da progressividade educacional de John Dewey e em sua atual relevância para questionar os debates sobre a escola na França. A noção de progressismo pedagógico, particularmente na forma defendida por Dewey, é assim freqüentemente apresentada como intimamente interdependente, se não consubstancial, de um processo de democratização em questões sociais. O objetivo deste artigo é questionar essa interpretação, destacando as ambiguidades sociais do progressismo pedagógico do John Dewey na virada dos séculos XIX e XX nos Estados Unidos. Ao estudar a relação entre as escolhas políticas, filosóficas e educacionais do filósofo, este artigo mostra que não podemos considerar o progressismo pedagógico do Dewey sem analisar, questionar e discutir as ambiguidades sociais que ele transmite.Item A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Carvalho, Maria João de; Joana, Luciana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho de pesquisa incide sobre a ação da inspeção da educação ao nível dos Programas de Acompanhamento, em particular sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE), que é apresentada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) como um instrumento que visa o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas. A dicotomia que se estabelece entre controlo e emancipação, quando em causa está a atuação da inspeção junto das escolas, foi decisiva para definirmos como objetivo conhecer as representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos inspetores a respeito dos fundamentos e metodologias da inspeção no desenvolvimento da atividade AAE. A opção metodológica, de natureza qualitativa, recaiu sobre um estudo de caso, utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de recolha de dados. A totalidade dos 21 participantes na investigação divide-se por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com cargos e sem cargos (19), e inspetores (4). Os resultados da investigação evidenciam o grau de concordância e discordância em relação ao papel da inspeção, mais concretamente em relação à importância e eficiência do AAE. A tensão entre controlo e emancipação emerge nas representações dos sujeitos que acaba por evidenciar uma diferenciada apreensão da mais-valia do AAE.Item Conservatisme et Progressisme en éducation: approches critiques et éclairages internationaux(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Robert, André D.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDes deux notions qui constituent le titre du dossier thématique1 présenté dans ce n° de la Revista Lusófona de Educação, la première, «conservatisme», semble - toutes proportions gardées - la moins sujette à des relativisations et fluctuations historiques.Item Conservatisme social et réformisme pédagogique? Un syndicat d’enseignants français après Mai 1968: la CNGA(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Verneuil, Yves; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNa véspera de Maio de 1968, pode-se observar uma concordância entre o posicionamento pedagógico e o posicionamento ideológico dos sindicatos de professores franceses: os sindicatos progressistas do ponto de vista político são - com nuances - igualmente progressistas do ponto de vista pedagógico, e os sindicatos ideologicamente conservadores são igualmente conservadores do ponto de vista pedagógico. O nascimento do CNGA, em Junho de 1968, parece colocar este esquema em causa. Com efeito, este sindicato, que recebe um score honroso nas eleições profissionais de 1969, apresenta-se como “liberal” e hostis aos sindicatos de esquerda, que ele vê como “totalitários”; mas ao mesmo tempo insiste no seu reformismo em matéria pedagógica. A análise das suas posições leva no entanto a recordar a distinção entre reformismo e Progressismo. Além disso, o CNGA condena todas as reformas promulgadas pelo ministério apos Maio-Junho de 1968. A ambiguidade do seu posicionamento explica o seu rápido declínio desde a década de 1970.Item Infância e experiências em Educação Ambiental: um estudo da prática docente na educação infantil(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Saheb, Daniele; Rodrigues, Daniela Gureski; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA temática da Educação Ambiental (EA) constitui o foco deste artigo, que resultou de uma pesquisa sobre a prática docente na Educação Infantil (EI). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado em duas instituições de EI (uma pública e outra privada) em Curitiba, Paraná, que se utilizou da observação como procedimento para coleta de dados. Pretendeu-se analisar as possibilidades de experiências ambientais proporcionadas às crianças pela prática docente em duas instituições de EI. Constatou-se que as duas, por meio da prática pedagógica de seus professores, possibilitam experiências para que as crianças construam vínculo afetivo com a natureza e vivências de solidariedade e respeito por meio da convivência, ambas desenvolvidas com intencionalidade pelos docentes. No campo teórico, o estudo sobre a especificidade da EA permitiu base suficiente para o aprofundamento e reflexão acerca do tema. A partir da análise dos dados, foram identificados aspectos importantes como caminhos para a EA na EI. Entre eles, destacam-se a importância das experiências com elementos e espaços naturais na primeira infância e a necessidade da intencionalidade dos docentes em desenvolver práticas que superem a racionalidade acadêmica e favoreçam o contato das crianças com situações que valorizem outras dimensões, como a criatividade, a solidariedade, o cuidado e amor em relação a si mesmo, ao outro e ao meio.Item Le Nouvel humanisme: une critique du progressisme éducatif(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Ottavi, Dominique; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO novo humanismo é um movimento de crítica literária implantado desde o início do século XX, à segunda Guerra Mundial, que tem muitas implicações para a educação. Abordamos duas das suas principais figuras, Irving Babbitt (1865- 1933) e Norman Foerster (1887-1972) para expor estas questões. Para os novos humanistas, o ensino das grandes obras tem um significado moral e político e não deve ser reservado aos especialistas da literatura ou da filosofia. Este estudo deve ser amplamente oferecido, especialmente ao nível do ensino secundário, numa escola democrática. Por esta razão a educação progressista é o alvo da críticas, enquanto aspecto de uma civilização que se desvendou a partir da modernidade. Os avanços científicos levaram a um poder que não é acompanhado pela sabedoria, enquanto que a reacção romântica à modificação da cultura pela exploração, explorando a natureza criou um sentimentalismo estéril. É nesta perspectiva que as obras devem ser analisadas e transmitidas. Norman Foerster concebeu e implementou um programa para a Universidade de Iowa, que dá uma ideia concreta do ensino dos Novos humanistas. Dever-nos-iamos inspirar neles para repensar os temas contemporâneos, que carecem de referências na desordem do século XXI?Item Progressisme social et conservatisme pédagogique dans l’enseignement primaire (France, début XXe siècle)(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Mole, Frédéric; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs projetos de reforma dos currículos e métodos pedagógicos suscitam periodicamente no corpo docente - e, mais amplamente, na sociedade - discussões que põem em causa formas complexas de argumentação. Logo que estas reformas são anunciadas, com o objetivo de promover o acesso de um maior número de alunos ao conhecimento e democratizar a transmissão da cultura, dão origem a dois tipos de oposições. A primeira oposição, por parte de um conservadorismo social e político, consiste em rejeitar qualquer reforma que possa comprometer o recrutamento das elites. A outra oposição vem de atores do debate que se reivindicam de um republicanismo social e politicamente progressista; ela consiste a denunciar os efeitos perversos de reformas que tenderiam a reduzir as exigências do sistema escolar, e previa que tais reformas iriam de encontro contra os interesses do maior número de pessoas. A partir do exemplo de um debate desenvolvido em França no início de 1900 na imprensa pedagógica, o texto procura entender a controvérsia entre os promotores e os detractores de reformas, que compartilham os mesmos ideais democráticos.Item Reformismo pedagógico, utilitarismo y nacionalismo en las escuelas primarias de la Argentina durante la crisis de 1930(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Ascolani, Adrián; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA crise económica internacional teve o seu maior impacto na Argentina em 1932. Os seus efeitos perduraram por mais de uma década. A crise fiscal afetou o financiamento da educação pública, que predominou na educação primária. Esta conjuntura complexa teve efeitos de transformação em termos de organização escolar, originando a coexistência de práticas educativas heterogéneas. O Conselho Nacional de Educação, um órgão colegial composto por intelectuais e funcionários de diferentes filiações políticas, desenvolveu uma reforma moderada do currículo e das práticas de ensino, associando de maneira eclética a filosofia espiritualista, a psicologia experimental, a renovação da escola ativa e a propaganda patriótica. A orientação desta transformação educativa era nacionalista e utilitária, tentando resolver os problemas da vida cotidiana, reforçando, ao mesmo tempo, a integração e a adaptação sociais. Alguns dos seus instrumentos pedagógicos e didáticos foram consolidados pela sua eficiência e permaneceram em vigor durante décadas. Este artigo analisa a natureza e os objectivos desta reforma, bem como as práticas que pretende implementar. A abordagem metodológica enquadra-se na história cultural, na microhistória e na história prosopográficaItem Robert Gloton: un militant pédagogique français entre progressisme et conservatisme(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Monin, Noëlle; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEntre 1945 e 1957 o Inspetor primário Robert Gloton, militante da GFEN, agregou uma grande parte dos professores da sua circunscrição em inovações pedagógicas federadas pelo Grupo Cooperativo de Educação Nova (GCEN) que ele funda e preside. A sua aposta por um ensino que pretenda romper com a forma escolar académica da época baseia-se numa crítica sem complacência ao enciclopedismo, será que se pode considerar progressista como ele próprio o pretendia?O bimestral Echanges, que ele cria enquanto ele está como inspector no departamento do Eure (1948-1957) mostra a abordagem inovadora dos professores. A análise de conteúdo dos 44 números desta revista leva-nos a concluir que há uma certa preservação de posições conservadoras, combinada com uma postura inovadora.Item Sauver les lettres, sauver l’école: une défense de gauche de l’enseignement traditionnel?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Kahn, Pierre; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA existência de um movimento tradicionalista em matéria de ensino é assinalada em França desde o início da década de 1970. Caracterize-se pelo combate contra o “pedagogismo”, acusado de provocar o desaparecimento das exigências próprias à transmissão normal da cultura escolar. Ora, este conservadorismo escolar pôde por vezes enunciar-se do ponto de vista de um ideal político de esquerda. Como compreender esta aparente contradição. O artigo explora duas hipóteses. O primeiro centra-se na ideia “de emancipação”, herdeira do Iluminismo e particularmente de Condorcet: a escola para cumprir a sua missão emancipatória, não deve renunciar à cultura que transmite. A segunda hipótese é mais “marxizante”: o “pedagogismo”, renunciando a uma escola culturalmente exigente, enfraquece o espírito crítico e está ao serviço de um capitalismo globalizado.Item Seis epígrafes para la disciplina escolar: política educativa chilena reciente(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Oliva, María Angélica; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo discute a disciplina escolar em suas relações com a ordem social como expressão da política educacional chilena, principalmente nas diretrizes curriculares atuais. Argumenta-se que a disciplina, por excelência, represente o dispositivo de ordem escolar por sua vocação à normalização dos sujeitos e conhecimentos. Especificamente no caso das diretrizes curriculares, pode-se observar a padronização do conhecimento escolar em um currículo técnico que é funcional para a ordem neoliberal. A pesquisa documental valendo-se da hermenêutica como técnica, demonstra a importância da disciplina na escola ao regular conhecimento e discursos. A pesquisa ratifica a importância da disciplina na escola ao regular conhecimento e discursos. Nas diretrizes curriculares, o objetivo do aprendizado é o mecanismo disciplinar que renova um currículo técnico que teve início com a reforma educacional de 1965. O período da ditadura teria aprofundado e se aperfeiçoado nos Governos da Concertación, apesar de sua funcionalidade com a reprodução social e sua contribuição para a geração de desigualdade. A dimensão da desigualdade educacional no Chile requer uma Politica da Reparação para promover uma transmutação ética e política desde um círculo vicioso de disciplina para sua espiral virtuosa.Item Sérgio Niza e a “autoformação cooperada”: reflexões em torno do modelo pedagógico do MEM(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Pintassilgo, Joaquim; Andrade, Alda Namora de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo foi elaborado no quadro de um projeto de pesquisa que tem por finalidade o estudo de experiências de inovação pedagógica desenvolvidas em Portugal em particular na segunda metade do século XX. O Movimento da Escola Moderna (MEM), que se desenvolveu, a partir dos anos 60, sob inspiração da pedagogia Freinet, foi um dos grandes protagonistas desse esforço de renovação pedagógica sendo a sua influência visível em várias das experiências escolares que viram a luz do dia a partir desse momento. Para além da inspiração original, o MEM aprofundou a sua fundamentação teórica incorporando as teses de um certo construtivismo sociocultural, o que nos conduz igualmente à reflexão sobre a relação entre “tradição” e a “inovação”. Sérgio Niza é, incontestavelmente, a figura de referência do MEM e um dos educadores mais importantes do campo pedagógico português contemporâneo, acabando a sua trajetória pessoal por coincidir com o próprio percurso do Movimento. Este texto tem por finalidade promover uma reflexão sobre o projeto de formação de educadores/as, a chamada “autoformação cooperada”, tal como foi teorizada por Sérgio Niza e corporizada no MEM. Utilizaremos como fontes os escritos que o educador foi dedicando ao tema da formação ao longo da sua trajetória. A nossa proposta implica pensar o modelo pedagógico e o pensamento de Sérgio Niza como excelentes exemplos daquilo que podemos considerar, na linha de Peter Burke, uma “tradição de inovação”.Item Sustentabilidade e Intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Sá, Patrícia; Lopes, J. Bernardino; Martins, Isabel P.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA adoção, pelas Nações Unidas, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável levanta novos desafios ao campo da investigação em educação. No contexto dos atuais desafios sócio-económico-ambientais e das questões internacionais relacionadas como desenvolvimento sustentável é um imperativo moral que os investigadores contribuam para a concretização desta resolução. Neste artigo apresentamos dados provenientes de um estudo realizado sobre as perceções que investigadores seniores com responsabilidade na definição da política científica de um centro de investigação em educação têm sobre os conceitos de Sustentabilidade e de Intercompreensão. A metodologia seguida insere- -se num paradigma interpretativo. Os resultados indicam que alguns dos investigadores participantes revelam um pensamento estruturado sobre estes conceitos, reconhecendo a sua centralidade na definição da investigação em educação para o séc. XXI. No entanto, configura-se a necessidade de um aprofundamento de ideias e consequente reorientação na conceção e consecução da agenda de investigação no futuro próximo.Item La universidad pública en la transferencia tecnológica: ¿losa de 20 toneladas?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Miranda Zea, Armando; García Ponce de Leon, Omar; Pérez Mora, Ricardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo do artigo é compreender como o clima organizacional das Universidades Públicas Estaduais do país influencia a construção das trajetórias acadêmico-profissionais dos professores-pesquisadores que decidem participar de processos de transferência de tecnologia. Durante a pesquisa, utilizou-se metodologia qualitativa. Entrevistas em profundidade foram aplicadas para reconstruir o mundo dos significados dos sujeitos do estudo e recuperar suas experiências em relação à transferência de conhecimento. No estudo verificou-se que as UPEs possuem rotinas, crenças, valores, financiamentos, pessoal e infraestrutura burocráticos que podem significar um obstáculo às expectativas dos inovadores professores-pesquisadores.