Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019) por autor "Ottavi, Dominique"
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Item Le Nouvel humanisme: une critique du progressisme éducatif(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Ottavi, Dominique; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO novo humanismo é um movimento de crítica literária implantado desde o início do século XX, à segunda Guerra Mundial, que tem muitas implicações para a educação. Abordamos duas das suas principais figuras, Irving Babbitt (1865- 1933) e Norman Foerster (1887-1972) para expor estas questões. Para os novos humanistas, o ensino das grandes obras tem um significado moral e político e não deve ser reservado aos especialistas da literatura ou da filosofia. Este estudo deve ser amplamente oferecido, especialmente ao nível do ensino secundário, numa escola democrática. Por esta razão a educação progressista é o alvo da críticas, enquanto aspecto de uma civilização que se desvendou a partir da modernidade. Os avanços científicos levaram a um poder que não é acompanhado pela sabedoria, enquanto que a reacção romântica à modificação da cultura pela exploração, explorando a natureza criou um sentimentalismo estéril. É nesta perspectiva que as obras devem ser analisadas e transmitidas. Norman Foerster concebeu e implementou um programa para a Universidade de Iowa, que dá uma ideia concreta do ensino dos Novos humanistas. Dever-nos-iamos inspirar neles para repensar os temas contemporâneos, que carecem de referências na desordem do século XXI?