Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012) por autor "Prestes, Emília Maria da Trindade"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Prestes, Emília Maria da Trindade; Jezine, Edineide; Scocuglia, Afonso Celso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenário de elitização desse ensino, detendo-se no caso específico da Universidade Federal da Paraíba. Considera que as ações voltadas para incluir um maior número de pessoas no ensino superior podem fortalecer tanto os ideais democráticos como os processos de crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, possibilitando a construção de novos relatos históricos e transformando a instituição educacional e a sociedade.